O ano de 2025 e o início de 2026 consolidaram a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) de Araçatuba como protagonista das políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, da agroindústria e da segurança alimentar.
As ações desenvolvidas estiveram alinhadas ao Plano de Governo do prefeito Lucas Zanatta e resultaram em avanços estruturantes que beneficiaram o setor rural do município.
O grande destaque desse período é o programa Merenda da Terra, cujos trabalhos avançaram significativamente em janeiro de 2026, com o encerramento da Chamada Pública 023/2025.
O projeto, que integra as secretarias de Agroindústria e Educação, já apresenta resultados históricos: a Prefeitura conseguiu adquirir alimentos com um custo 33% menor que a tabela de referência do Estado, gerando uma economia anual estimada em mais de R$ 623 mil.
Além da eficiência econômica, o programa ampliou a fatia de alimentos oriundos da agricultura familiar para no mínimo 45%, atendendo mais de 16 mil alunos em 66 unidades de ensino com produtos frescos e locais, como morangos orgânicos.
TRANSFORMAÇÃO
O secretário de Desenvolvimento Agroindustrial, César Rezek, ressalta que o Merenda da Terra é a prova de que a gestão pública eficiente transforma a vida no campo e na cidade simultaneamente.
“Em 2026, já começamos entregando uma economia de 33% nos cofres públicos e garantindo que o alimento na mesa de 16 mil alunos seja fresco, nutritivo e produzido aqui em Araçatuba. Sob a liderança do prefeito Lucas Zanatta, unimos a Agroindústria e a Educação para criar um ciclo virtuoso: valorizamos o nosso produtor, reduzimos custos logísticos e oferecemos o melhor para nossas crianças. É o dinheiro da cidade ficando e circulando na nossa própria terra," enfatiza Rezek.
Somando-se a essa estratégia, a SMDA inaugurou, em dezembro de 2025, o Programa Cozinha Alimento, que atua de forma integrada ao Banco de Alimentos e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para garantir a segurança alimentar da população. Para 2026, o município já garantiu R$ 325 mil em recursos federais para a execução do PAA, com o credenciamento de 66 produtores locais.
ESTRADAS RURAIS
Na área de infraestrutura e governança, a secretaria viabilizou a readequação de 10,1 km de estradas rurais pelo programa Melhor Caminho, beneficiando o escoamento da produção.
Araçatuba também conquistou o reconhecimento da Cadeia Produtiva Local de Biocombustíveis com nota 7,75, pelo Governo do Estado de São Paulo e concluiu todas as etapas municipais para a adesão ao Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção), o que permitirá que produtos de origem animal da cidade sejam vendidos em todo o Brasil.
MUNICÍPIO AGRO
Pelo desempenho técnico e profissionalização da gestão, o município alcançou a 4ª colocação estadual no ranking "Município Agro", atingindo um índice de eficiência próximo a 90%.
“É apenas o começo da administração. Estamos trabalhando para levar as melhores condições para que os produtores rurais de Araçatuba cresçam ainda mais, aumentando o desenvolvimento de nossa cidade e região”, finaliza Rezek.