A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, entregou 40 bandejas com 8 mil mudas, na manhã desta quinta-feira (11), para as 16 famílias responsáveis pela manutenção da horta comunitária do Bairro Dr. Antônio Villela Silva.
A entrega foi acompanhada pela primeira-dama e presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade, Priscila Zanatta, que conheceu o trabalho realizado pelo grupo. O assessor executivo de Desenvolvimento Agroindustrial, César Rezek, também esteve presente.
Foram distribuídas mudas de alface, almeirão, couve, coentro, repolho e rúcula. "É gratificante ver a união dessas famílias, lidando com a terra e ajudando os mais necessitados de forma voluntária. A horta é muito bem cuidada. Este trabalho merece todo o nosso apoio", afirmou Priscila.
INSUMOS
A horta comunitária do Villela existe há mais de 30 anos em uma área entre as ruas Dante de Conti, Névio Camargo e Dr. Areobaldo Lima, ao lado da Emeb Maria de Freitas Souza.
Segundo o técnico agrícola Paulo Sérgio Chiaranda, dirigente administrativo da secretaria que supervisionou a entrega das mudas desta quinta-feira, as 16 famílias atendem, em média, 260 pessoas. O excedente produzido é comercializado pelo grupo, que utiliza o valor arrecadado para investir na própria horta, comprando insumos, como esterco e substrato.
A Prefeitura tem sete hortas comunitárias cadastradas, informa Chiaranda. Três delas, incluindo a do Villela, recebem as mesmas 40 bandejas, com oito mil mudas, mensalmente; as outras, orientação técnica. Somente neste ano, já foram distribuídas 110 mil mudas.
Todas as hortas comunitárias de Araçatuba são cadastradas e acompanhadas pelo Fundo Social.
SERVIÇO
As famílias que desejarem formar novas hortas comunitárias e receber orientação técnica devem procurar a sede da secretaria, que fica na Avenida Waldemar Alves, 50, Bairro São Joaquim.