Notícias

Secretaria de Saúde de Araçatuba promove palestra sobre prevenção do câncer de pele para agentes comunitários

Publicado em 06 de novembro de 2025, às 16:43 Secretaria de Saúde de Araçatuba promove palestra sobre prevenção do câncer de pele para agentes comunitários

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, em parceria com a Liga de Dermatologia do curso de Medicina do UniSalesiano, promove dois ciclos de palestras para os agentes comunitários de saúde, com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e detecção precoce do câncer de pele.

 

A primeira palestra aconteceu nesta quinta-feira (6) e a segunda será nesta sexta-feira (7), no Edifício Siran, envolvendo 250 agentes. A iniciativa integra a campanha Dezembro Laranja, que será realizada no próximo mês. A capacitação é ministrada pela dermatologista Denise Rodrigues Poletto.

 

Durante a palestra, a médica falou sobre principais tipos de câncer de pele, fatores de risco, a importância de conscientizar a população sobre as medidas preventivas, diagnóstico de lesões suspeitas e encaminhamento adequado do paciente para avaliação médica.

 

SINAIS SUSPEITOS

A diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Elisabete Cristina das Neves Vello, destacou que a proposta é orientar os agentes sobre como identificar sinais suspeitos da doença durante as visitas domiciliares que realizam nos territórios das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

 

“Os agentes exercem papel fundamental na vigilância e promoção da saúde durante o contato direto com a população. Com esse conhecimento, eles poderão contribuir na identificação precoce de lesões sugestivas da doença e fazerem o agendamento para triagem médica”, ressaltou.

 

DEZEMBRO LARANJA

O Dezembro Laranja é o mês em que se intensificam as ações educativas e preventivas contra o câncer de pele, devido ao início do verão. A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia e tem como meta alertar sobre os riscos de exposição excessiva ao sol e a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura.

 

A Secretaria de Saúde reforça que a proteção é a principal forma de combater a doença. Por isso, a orientação é evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, usar chapéus e roupas adequadas e buscar avaliação médica diante de qualquer alteração na pele.

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites