De junho a setembro de 2025, a Zatti Saúde realizou cerca de 400 mil exames laboratoriais por meio de uma rede de cinco laboratórios parceiros — Triatox, Carlos Chagas, Exame, Labiz e Sabin.
O período compreende os primeiros meses de que a Zatti Saúde assumiu a administração do serviço na APS (Atenção Primária à Saúde) em conjunto com a Prefeitura.
A medida trouxe mais agilidade, padronização e qualidade ao atendimento dos pacientes.
Logo no primeiro mês de atuação, em junho, a Zatti Saúde conseguiu zerar a fila de exames laboratoriais, um marco importante na reorganização dos serviços.
Somente entre os dias 1º e 28 de junho, foram realizados mais de 56 mil exames, além do atendimento a 1.064 pessoas que aguardavam na fila por exames pendentes.
AVANÇO
De acordo com o coordenador médico da Zatti Saúde, Ângelo Jacomossi, a parceria com os laboratórios representa um avanço significativo para a rede municipal. “As UBSs passaram a contar com uma padronização de todo o processo, desde a coleta e etiquetagem até a entrega dos resultados. Isso garante mais eficiência e segurança clínica”, destaca.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, destaca a qualidade dos exames. “Os laboratórios contratados são todos da cidade, conhecidos por todos nós. Houve aumento na procura, inclusive de pessoas que têm convênios e clínicas particulares, mas que preferem fazer os exames nas UBSs pela confiança na qualidade e pela agilidade. Antes, muitos deixavam de fazer exames na rede pública por desconfiarem da qualidade, agora voltaram a procurar as unidades”, afirmou.
COLETA
Atualmente, a coleta de material é feita duas vezes por semana nas Unidades Básicas de Saúde e, nas unidades com maior demanda — como Umuarama 2, Planalto e TV —, ocorre três vezes por semana. Apenas o laboratório Sabin não realiza coleta na unidade, apenas no laboratório.
Além disso, o paciente também pode realizar a coleta diretamente em um dos laboratórios parceiros, de segunda a sábado, ampliando o acesso e a comodidade. Em casos específicos, mediante justificativa técnica, o exame pode até ser coletado na residência do paciente.
Com esse novo formato, as UBSs passaram a ter resultados mais rápidos, otimizando a conduta médica e garantindo mais fluidez no atendimento.
RACIONALIDADE NO CUIDADO
Além do investimento em parcerias e processos, a Zatti Saúde aplica o conceito de prevenção quaternária, que tem se tornado um pilar estratégico na condução dos atendimentos. Segundo Jacomossi, a prevenção quaternária transforma o pedido de exames em uma decisão clínica criteriosa, embasada em evidências, contexto e preferência do paciente.
“O resultado tangível é: menos exames desnecessários, menos cascatas iatrogênicas e melhor alocação de recursos na Atenção Primária à Saúde — sem prejuízo, e até com ganho, na qualidade do cuidado”, explica. “A prevenção quaternária protege o paciente, preserva recursos do SUS e reforça o núcleo da APS: um cuidado contínuo, centrado na pessoa e baseado em evidência. Implementada de forma sistemática, qualifica a clínica, reduz filas e melhora a satisfação de usuários e profissionais”.
COTAS
Desde o dia 1º de outubro, as UBSs passaram trabalhar com cotas para exames, com a finalidade de controlar o número de pedidos, pois a Zatti Saúde tem um orçamento estipulado em contrato com a Prefeitura de Araçatuba que deve ser respeitado. Antes, não existia esse controle.
Ainda sobre as cotas, o secretário de Saúde reforça que o exame é um complemento para o diagnóstico e deve ser solicitado com critério, para evitar desperdício. "A gestão tem buscado ajustar essa distribuição entre os profissionais e as unidades conforme a demanda”, explica.
Em 17 dias desde que as cotas começaram, nenhum paciente deixou de ter exame prescrito por conta da medida. Na prática, a Zatti Saúde vem implementando triagens baseadas em valores e evidências, o que significa que os exames são solicitados apenas quando trazem real benefício ao paciente.
SOBRE A ZATTI SAÚDE
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e na Atenção Primária em Saúde (APS), em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.