Com o objetivo de promover o debate e o compartilhamento de experiências pautadas no cuidado da saúde mental, a Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba realizou nesta sexta-feira (24), o 3º Agita Raps. O evento teve parceria da Zatti Saúde, que administra a Rede de Atenção Psicossocial.
Realizado no auditório do UniSalesiano, o encontro reuniu 242 pessoas, entre profissionais de municípios da região de Araçatuba e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS) 12, de São José do Rio Preto, além de estudantes.
Com o tema “Criando Estratégias de Cuidado em Rede”, o 3º Agita Raps contou com palestras, apresentações artísticas, exposição de peças artesanais produzidos pelos usuários dos Caps do município e apresentação de trabalhos durante a 3ª Mostra de Experiências Exitosas em Saúde Mental.
FORTALECIMENTO DA REDE
Compuseram a mesa de autoridades a vice-prefeita Nice Zucon, o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, o reitor do UniSalesiano, padre Paulo Vendrame, a diretora de Assistência Especializada, Paula Roberta Pedruci Leme, e Rafael Henrique de Melo, usuário do Caps-2.
Nice destacou a importância do evento para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial. “O Agita Raps é uma oportunidade de compartilhar saberes e de reafirmar nosso compromisso com um cuidado mais humano e integral. A saúde mental precisa estar no centro das nossas ações”, afirmou.
O secretário de Saúde ressaltou a integração regional no aprimoramento dos serviços. “É fundamental essa união entre os municípios para pensarmos e discutirmos ações visando a melhoria da qualidade do atendimento ofertado em saúde mental”, destacou Daniel.
MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS
Pela manhã, duas palestras técnicas foram ministradas. A chefe de Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, Alessandra Maria Pedroso, falou sobre a História da Raps de Araçatuba. O enfermeiro Tiago Silva abordou o tema Apoio Matricial na Atenção Básica.
No período da tarde, aconteceu a 3ª Mostra de Experiências Exitosas em Saúde Mental, com apresentação de 11 trabalhos, sendo nove de Araçatuba e dois de Pereira Barreto. Ao final do evento, seis experiências foram avaliadas e premiadas.