A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba realiza, neste sábado (8), o “Dia D” de prevenção contra a dengue. Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias irão intensificar as atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Umuarama 2 e Morada dos Nobres.
As salas de vacinas das duas unidades também estarão abertas, das 8h às 17h, para aplicação das primeiras e segundas doses da vacina contra a dengue para o público prioritário, que são crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos.
A iniciativa segue a campanha nacional de prevenção das arboviroses “Não dê chance para dengue, zika e chikungunya”, lançada nesta semana pelo Ministério da Saúde, e o Dia D de Mobilização Estadual contra a Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
MOBILIZAÇÃO
Entre os dias 10 e 14 de novembro, os agentes de saúde e de endemias também irão reforçar as ações de controle e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti durante as visitas casa a casa, além conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção.
No mesmo período, as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) realizarão busca ativa das crianças e adolescentes que ainda não receberam a segunda dose de reforço da vacina da dengue, garantindo a proteção adequada contra a doença.
Até o momento, 6.226 pessoas do público-alvo receberam a primeira dose, o que representa cobertura de 47,50%. E apenas 1.851 retornaram para completar o esquema vacinal, ou seja, 14,12%. O imunizante segue o esquema de duas doses, com intervalo de três meses.
DADOS
Desde o início do ano, 10.521 pessoas contraíram a dengue e dez faleceram por complicações da doença. Outros 22.102 casos foram descartados e 33 estão em investigação, totalizando 32.656 notificações. A cidade também confirmou 151 casos de chikungunya. Não há registro de zika vírus.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, o objetivo da campanha é alertar a população sobre o risco de transmissão da doença, especialmente diante das mudanças climáticas, como o aumento da temperatura e das chuvas que favorecem a proliferação do mosquito.
“A dengue continua sendo a principal endemia no País e não podemos baixar a guarda no combate ao Aedes aegypti. Por isso, é importante que cada morador colabore, tirando apenas 10 minutos por dia para eliminar possíveis focos no interior de suas residências”, ressaltou.
PREVENÇÃO
É fundamental que a população adote medidas como: remoção de recipientes que possam acumular água; limpeza diária do bebedouro dos pets, calhas, lajes e ralos; vedação de reservatórios e caixas d’água, eliminação de água dos vasos de plantas e reforço dos cuidados nas áreas externas dos imóveis.