Animal passou por intervenção cirúrgica no Hospital Veterinário do UniSalesiano
A ação rápida da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com o Centro Universitário Católico Salesiano (Unisalesiano), garantiu nesta terça-feira (3) o sucesso no atendimento veterinário de urgência a um queixada (Tayassu pecari) do Zoológico Municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro, atualmente fechado para visitação pública.
O animal se envolveu em brigas com outros da mesma espécie, que dividem o recinto, e sofreu um trauma ocular grave, que exigiu intervenção cirúrgica. Para isso, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente agilizaram os procedimentos necessários para o transporte e tratamento do animal no Hospital Veterinário do UniSalesiano.
AÇÃO RÁPIDA
O procedimento indicado pela equipe veterinária do hospital foi a enucleação (remoção cirúrgica do globo ocular), necessário para evitar infecções generalizadas e aliviar o sofrimento do animal.
“O queixada recebeu cuidados pré e pós-operatórios e contou com a estrutura de ponta, a expertise de médicos veterinários e professores do UniSalesiano. A intervenção foi considerada um sucesso e o animal já retornou aos cuidados da equipe do zoológico, onde segue em recuperação assistida”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Marques.
O destaque do caso é a rápida resposta do animal ao tratamento. Segundo o relatório da equipe médica, menos de 24 horas após a cirurgia, ele já recobrou a postura, se levantou e vem demonstrando comportamento ativo, confirmando o sucesso da intervenção. O queixada segue em monitoramento constante pela equipe do zoológico para garantir a cicatrização completa e o retorno seguro à rotina.
CUIDADO CONTÍNUO
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforça que mantém o cuidado com os animais que permanecem no zoológico, ainda que esteja fechado à visitação pública.
A equipe técnica mantém rotinas diárias de alimentação, limpeza e monitoramento de saúde, agindo prontamente em situações de emergência, como esta, para garantir a qualidade de vida do plantel existente.