Acusado de danificar árvores já foi identificado, responderá inquérito policial e deverá ser responsabilizado com base na legislação ambiental
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), vai realizar o replantio de 22 árvores em substituição às que foram danificadas no domingo (11) no recém-inaugurado Residencial Vida Nova. A ação será no dia 23 (sexta-feira), a partir das 9h.
Serão plantadas 16 palmeiras e 6 árvores diversas, recompondo o patrimônio natural agredido no ato de vandalismo. O serviço se estenderá às residências, com o replantio de mudas que não se desenvolveram em calçadas, garantindo que o projeto de arborização do loteamento seja concluído com sucesso.
INQUÉRITO POLICIAL
O caso está sob investigação e, tão logo o inquérito policial seja concluído, o autor do vandalismo, que já foi identificado, será devidamente responsabilizado, conforme a legislação ambiental.
O acusado pode, em tese, ser enquadrado na Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98, que prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, ou ambos. E também na Lei Municipal 8.955/2025, sendo obrigado a pagar multas que podem chegar a mais de R$ 20 mil e reparação do dano.
MAIS VERDE
"A identificação do responsável é um passo importante para mostrar que o crime contra o meio ambiente não ficará impune em Araçatuba. No dia 23, daremos a melhor resposta possível: mais vida e mais verde para o Vida Nova", afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Marques.
Ele ressalta que os moradores podem ajudar no plantio e reforça a importância da vigilância comunitária para a preservação das áreas verdes da cidade.
SERVIÇO
Replantio de 22 árvores no Residencial Vida Nova e substituição de mudas mortas em residências
- Data: 23/01 (Sexta-feira)
- Horário: 9h
- Endereço: O Residencial Vida Nova fica no final da Estrada Vicinal Jocelim Gottardi (continuação da Rua Aviação)