A Prefeitura de Araçatuba e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP – 2ª Região) celebraram nesta quinta-feira (8) dois termos de cooperação técnica. O presidente da entidade, José Augusto Viana Neto, esteve na cidade para a assinatura desses documentos com o prefeito Lucas Zanatta.
O primeiro termo vai permitir a cooperação do Creci com a Prefeitura para a avaliação de imóveis na cidade, seja para compra, locação ou doação. O segundo vai criar um canal para que corretores possam acessar o cadastro imobiliário dentro das normas estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Estiveram presentes no evento o conselheiro e delegado regional do Creci Araçatuba, Izaias Bittencourt Dias Sobrinho; o subdelegado regional do Creci, Aldo Belentani Filho; e os secretários municipais Arthur Bezerra de Souza Júnior (Assuntos Jurídicos), Nelson José da Silva (Gabinete) e Marcelo Teixeira (Governo).
ECONOMIA
Arthur Júnior explicou que a contribuição do Creci-SP na avaliação de imóveis vai resultar em economia à Prefeitura na contratação de perícia para avaliação de imóveis. “E a criação do canal de consulta para os corretores garante tranquilidade legal no trabalho de pesquisa dentro do preconizado pela LGPD”, ressaltou.
O prefeito, que também é credenciado junto ao Creci-SP, enfatizou a importância da parceria. "Araçatuba evolui e melhora com a seriedade do trabalho dessa entidade e com a praticidade e segurança que essa cooperação trará aos processos imobiliários, aos profissionais da área e aos investidores no mercado local e regional", ressaltou.
Viana, por sua vez, agradeceu pela proximidade com a Prefeitura, o que beneficia os profissionais do setor. "Estamos gratos ao prefeito Zanatta pela abertura e sintonia de trabalho”, enfatizou.
Entre as atribuições do Creci-SP, cabe à entidade disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de corretor de imóveis em todo o Estado de São Paulo.