O Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba (FSS) formou 85 alunos em sete cursos gratuitos no primeiro semestre deste ano. As capacitações tiveram como foco a qualificação profissional e o incentivo ao empreendedorismo, ampliando as oportunidades de geração de renda.
Foram realizados os cursos de massas artesanais, técnicas de esmaltação em gel, doces para festas e pizzas e salgados assados, oferecidos em parceria com o Sebrae-SP, além de três cursos de costura criativa e um de patch aplique, todos ministrados por profissionais especializados.
“Acreditamos que a qualificação é um caminho essencial para a autonomia e a melhoria da qualidade de vida das famílias. Cada pessoa que conclui um curso sai preparada para buscar novas oportunidades ou até mesmo iniciar seu próprio negócio”, destaca a presidente do FSS, Lenice Freitas.
EXPANSÃO DOS NEGÓCIOS
Confeiteira há sete anos, Michele Pereira Lima, de 38 anos, moradora do Bairro Aviação, está conseguindo expandir o seu negócio. As formações nos cursos de massas artesanais e pizzas e salgados não apenas aprimoraram os conhecimentos dela, como também despertou o desejo de ir além.
“Os cursos estão agregando mais valor ao que faço, pois além dos bolos e doces, agora estou conseguindo incluir os salgados, oferecendo o kit festas para os meus clientes. Hoje, 100% da minha renda vem das minhas vendas”, conta Michele, que mora com suas duas filhas, de 22 e 15 anos.
Nesta semana, ela iniciou o curso de confeitaria oferecido pelo Fundo Social e o Sebrae para ampliar o aprendizado. “Tenho o sonho de ter uma confeitaria com uma placa enorme com o nome do meu negócio. O aprendizado e a troca de experiências faz com que a gente queira voar mais alto”, ressalta.
RECOMEÇO
A dona de casa Lucinéia Alves dos Santos, 48 anos, do Bairro Jardim Universo, soube do curso de costura criativa e patch aplique por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro. “Decidi fazer o curso, pois o meu sonho era aprender a costurar”, revela.
Lucinéia, que faz pães caseiros e doces para vendas, fez também o curso de doces para festas para aprender técnicas novas e conseguir uma renda extra. “Todo curso é um recomeço, pois a gente aprende cada vez mais. O meu objetivo é conseguir comprar uma máquina para costurar”, comenta.
ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL
As capacitações oferecidas pelo Fundo Social foram, segundo a aposentada Albanita Maria de Abreu Harada, 63 anos, da Vila Aeronáutica, transformador por todo aprendizado recebido. Ela fez os cursos de pizza e salgados assados e de patch aplique, que descobriu por meio das redes sociais da prefeitura.
“Há anos faço bolos, cucas e salgados para venda, mas precisamos sempre estar se atualizando. Então, fiz os cursos para me aperfeiçoar e aprender algo novo, porque conhecimento nunca é demais. Com os meus produtos, consigo uma renda extra para minha casa”, comemora.
Para Albanita, a experiência de participar dos cursos vai além do aprendizado. “Foi maravilhoso e eu só tenho a agradecer pelo acolhimento que recebi no Fundo Social, do momento da inscrição até o encerramento dos cursos. Pretendo fazer novos cursos para expandir meu conhecimento”, destaca.