A Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, por meio do Departamento de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPPHAC), prestou contas ao Conselho Municipal de Políticas Culturais das atividades promovidas pelo setor de janeiro a setembro deste ano.
O encontro foi realizado na quarta-feira (15), no Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues, reunindo membros do conselho e a secretária de Cultura, Vanessa Manarelli. A apresentação foi realizada pela diretora do DPPHAC, Manuella Boreggio Costa dos Santos.
PROJETOS
Durante a reunião, Manuella falou sobre as obras de manutenção na Casa da Cultura Professor Adelino Brandão e de restauro, em andamento na Casa do Engenheiro Chefe, ambas tombadas como Patrimônio Histórico do Município pela Lei Municipal 3.839/1992.
Ela também comentou sobre o restauro do Centro Cultural Ferroviário, apto para captação de recursos, sobre a Vila Ferroviária e a implantação do Museu da Imagem, Som e Comunicação Alcides Mazzini (Musicam) de Araçatuba, cujas escutas ativas do Plano Museológico seguem até sábado (18).
ATIVIDADES
Manuela também apresentou balanço de ações que foram realizadas ao longo deste ano, como o Domingo no Museu, Semana Nacional dos Museus, cursos de curadoria, a Jornada do Patrimônio e o Trilhas do Patrimônio, exposições e visitação ao Museu Ferroviário.
A diretora do DPPHAC ressaltou que a preservação do Patrimônio Cultural é importante para manter viva a memória de uma sociedade. “Um povo que não preserva sua história, dificilmente conseguirá planejar seu futuro”, acrescentou Manuella.