A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba realizará, na próxima semana, uma força-tarefa em quatro bairros da zona leste da cidade contra o mosquito Aedes aegypti. Haverá ações para eliminação e controle de criadouros, além de nebulização costal e veicular.
O trabalho será executado nos bairros Água Branca 1, 2 e 3 e no Vista Verde entre os dias 11 e 15 de agosto. Cerca de 30 profissionais, entre agentes de combate às endemias, supervisores e equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), estarão envolvidos na atividade.
AUMENTO DE CASOS
A força-tarefa é uma resposta ao aumento de casos de chikungunya em Araçatuba. Conforme boletim divulgado nesta sexta-feira (8), a cidade registra 133 casos da doença desde o início do ano. Foram confirmados em 42 bairros, infectando moradores com idades entre 9 e 83 anos.
O território do Umuarama, considerado uma “região dormitório”, se destaca com o maior número de registros. Somente no Bairro Água Branca 2 há 13 casos positivos da doença. No Água Branca 3 são nove; Água Branca 1, quatro; e Vista Verde, com três.
“Nosso principal objetivo é interromper a transmissão da chikungunya nos territórios com aumento de casos suspeitos e confirmados. Para isso, vamos reforçar as ações realizadas diariamente pelos agentes, concentrando na eliminação de criadouros do vetor da doença”, afirmou o gerente de campo da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Guilherme Santos.
HORÁRIOS ALTERNATIVOS
A partir de segunda-feira (11), os agentes de endemias farão as visitas casa a casa em horários alternativos. O trabalho do turno da manhã será das 7h30 às 13h30 para encontrar o morador durante o horário do almoço. No turno da tarde, vai se estender das 15h às 19h, para diminuir pendências das visitas.
Os profissionais vão remover materiais inservíveis dos imóveis, como latas, garrafas, plásticos e pneus, que serão recolhidos por um caminhão da Prefeitura, além de nebulização costal. Os agentes estarão devidamente uniformizados e com identificação.
NEBULIZAÇÃO VEICULAR
Entre os dias 13 e 15, a equipe da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), da Secretaria de Estado da Saúde, fará nebulização com viatura em um raio de 80 quarteirões que abrange os quatro bairros. A ação nos três dias terá início a partir das 18h30.
A recomendação é que os moradores mantenham portas e janelas das residências abertas, cubra alimentos, frutas e bebedouros de animais, retire roupas do varal, mesmo molhadas, e levante as colchas das camas. Não é recomendado ficar nas ruas durante a aplicação do inseticida.
DENGUE
Desde o início do ano, 10.269 pessoas contraíram a dengue e nove faleceram por complicações da doença. Outros 19.4735 casos foram descartados e 31 estão em investigação, totalizando 30.035 notificações. Há um óbito em investigação. Não há registro de zika vírus.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de eliminar possíveis criadouros de mosquitos, como recipientes que acumulam água. A colaboração de todos é fundamental para combater a disseminação da dengue e da chikungunya.