A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, nesta quinta-feira (7), uma audiência pública em Araçatuba para fazer um diagnóstico sobre a situação do setor nos 40 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS-2).
Organizado pela deputada estadual Bruna Furlan, presidente da comissão, o encontro, no auditório do Unitoledo Wyden, reuniu prefeitos, vereadores, secretários municipais de saúde, representantes de hospitais filantrópicos e profissionais de saúde de Araçatuba e região.
PLANO DE TRABALHO
De acordo com a deputada, a audiência faz parte do plano de trabalho da comissão, que pretende ouvir gestores dos 17 Departamentos Regionais de Saúde do Estado para identificar gargalos e apresentar propostas que contribuam para a melhoria do atendimento prestado na rede pública.
“É a décima visita que realizamos para conhecer a realidade da saúde e recolher informações sobre as demandas regionais dos equipamentos da rede pública de saúde, dos hospitais filantrópicos, enfim, de tudo que possa contribuir para aperfeiçoarmos o atendimento à população”, afirmou Bruna.
Além da deputada estadual, a mesa de autoridades foi composta pelo diretor do DRS 2, Francisco Carlos Bassalobre, pelo prefeito de Guararapes, Alex Arruda, e pelo secretário municipal de Saúde de Araçatuba, Daniel Martins Ferreira Júnior, que representou o prefeito Lucas Zanatta.
LEITOS
Daniel Martins ressaltou a importância da regionalização da saúde feita pelo Governo de São Paulo e reafirmou a necessidade de ampliação do número de leitos na região. Ele pediu, ainda, um maior investimento na rede pública de saúde regional, o que foi endossado pelos demais presentes.
“Temos apenas um hospital de alta complexidade e uma única UTI pediátrica para os 40 municípios. Em relação à UTI adulta, temos apenas 80 leitos, juntando os hospitais da região. Precisamos, no mínimo, o dobro disso para atender adequadamente a nossa população”, destacou.
O secretário também lembrou que Araçatuba pertence à Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS) de São José do Rio Preto, que possui muito mais equipamentos e investimentos. “Precisamos que seja feita uma divisão da rede, para que nossa região seja vista e receba mais investimentos”, completou.
EMENDA PARLAMENTAR
Ao final da audiência, o secretário de saúde entregou três ofícios à deputada estadual solicitando a destinação de emenda parlamentar para aquisição de veículos, custeio para o tratamento de doenças relacionadas à oftalmologia e para aquisição de medicamentos, insumos e materiais médico-hospitalar.
“Foi muito importante receber a deputada estadual Bruna Furlan em Araçatuba, juntamente com o DRS, para ela conhecer in loco os problemas da nossa região e para que a Comissão de Saúde possa nos ajudar a melhorar a saúde local e regional”, afirmou Daniel Martins.