Notícias

Secretaria de Saúde abre Semana de Prevenção ao Escorpião com palestras para agentes de endemias

Publicado em 26 de agosto de 2025, às 18:12 Secretaria de Saúde abre Semana de Prevenção ao Escorpião com palestras para agentes de endemias

A Secretaria de Saúde de Araçatuba abriu, nesta terça-feira (26), o 1º Encontro para Fortalecimento da Vigilância e Controle de Escorpiões, com um ciclo de palestras voltadas aos agentes de combate às endemias. O objetivo é reforçar as orientações técnicas e práticas sobre o controle do animal peçonhento.

 

As atividades, que integram a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção sobre Acidentes com Escorpião, seguem até quinta-feira (28). As palestras estão sendo realizadas no auditório da Biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp Araçatuba.

 

“Nossa ideia com esses três dias de encontros é ampliar o conhecimento técnico da equipe e fortalecer as ações de vigilância, controle e prevenção do escorpião no município”, afirmou a diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação foi aberta com a palestra “Pontos estratégicos e atendimento ao paciente por picada de escorpiões”, ministrada por Priscila. A bióloga em projetos de pesquisa do Instituto Pasteur, Keuryn Mira Luz Requena falou sobre “Biologia, comportamento e programa de vigilância de escorpiões”.

 

Na sequência, a educadora de saúde pública e responsável técnica pelo Grupo Técnico Regional do Instituto Pasteur, Tânia Mara Tomiko Suto abordou o tema “Transformando dados em ação: o papel dos indicadores operacionais na educação em saúde”.

 

As palestras foram encerradas com o gerente de campo da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Guilherme Santos, que apresentou a situação epidemiológica de escorpianismo em Araçatuba. As mesmas palestras serão ministradas nesta quarta e quinta-feira para outros grupos de agentes.

 

ACIDENTES

Até 15 de agosto, foram registrados 633 acidentes com escorpiões na cidade, sem óbitos. Entre janeiro e junho, o número de ocorrências cresceu 15,62%, em relação ao mesmo período do ano passado. Nos sete primeiros meses de 2025 foram 607 casos, contra 525 em 2024.

 

Os agentes de combate às endemias realizam ações contínuas para o controle de escorpiões, entre elas, buscas ativas em imóveis com relatos de acidentes. Os profissionais orientam ainda a população sobre as medidas de prevenção e cuidados em caso de picadas.

 

PREVENÇÃO

“É importante que a população cuide do seu quintal, pois o escorpião gosta de ficar em locais onde tem restos de materiais de construção. Esses entulhos servem de abrigo para ele se esconder e também para procriação da espécie”, alertou a diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica

 

Em caso de picada, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente. “Crianças menores de 10 anos, idosos, gestantes e pacientes crônicos devem ser encaminhados o mais rápido possível para a Santa Casa, que está preparada para administrar o soro antiescorpiônico”, orientou Priscila.

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites