Representantes de diversos órgãos públicos e privados se reuniram, na manhã desta segunda-feira (28), na sede da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária, em Araçatuba, para alinhar as ações educativas que serão realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito 2025, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro.
Em 2024, Araçatuba registrou 38 mortes no trânsito. Até o momento, já são 19 óbitos neste ano. No mesmo período do ano passado, foram 20. Apesar da leve redução, os números seguem altos e justificam a intensificação das ações de conscientização.
Participaram do encontro o comando da companhia e dos três pelotões da Polícia Rodoviária, além de representantes da Prefeitura de Araçatuba, DER-SP, Detran-SP, policiamento territorial, Sest Senat, Concessionária ViaRondon, Ademir Transportes e Sperta Motos.
O objetivo foi construir, de forma conjunta, uma programação que leve conscientização à população e estimule mudanças de comportamento no trânsito.
REDUÇÃO DE ACIDENTES
O slogan da campanha deste ano é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, com foco especial na redução de acidentes causados por imprudência e excesso de velocidade.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e de Mobilidade Urbana, Júlio César dos Santos, a união de esforços é essencial para que a mensagem da campanha chegue com mais força.
“Todos os envolvidos no trânsito — motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas — precisam entender o impacto das suas escolhas. Por isso, o trabalho educativo tem que ser contínuo e cada vez mais direto”, disse o secretário.