O 1º Circuito de Atividades Voltadas aos Assuntos da Pessoa com Deficiência de Araçatuba foi aberto nesta sexta-feira (19), com a palestra “O enfrentamento do profissional com deficiência”, ministrada pela psicóloga Fernanda Fernandes, que tem deficiência visual total desde a infância.
A palestrante, que é professora e servidora do Tribunal de Justiça de São Paulo, abordou o enfrentamento ao capacitismo, destacando a sua experiência com o preconceito e a sua trajetória de superação pessoal, familiar e profissional como inspiração.
Realizado no auditório do Edifício Siran, o evento reuniu a vice-prefeita Nice Zucon, a secretária de Participação Cidadã, Marianne Fornageiro, a vereadora Sol do Autismo, além de profissionais das secretarias municipais e instituições que prestam serviços e atendimentos às pessoas com deficiência.
O circuito é promovido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência (COMPcD). As ações são alusivas ao Setembro Verde, mês dedicado à inclusão e à valorização das pessoas com deficiência.
POLÍTICAS INCLUSIVAS
Nice Zucon, que abraçou a causa e apoiou o circuito, ressaltou o papel do município na promoção de políticas inclusivas. “Esse circuito é um marco importante para nossa cidade. A pauta das pessoas com deficiência sempre me preocupou. É meu dever, como agente público, contribuir para o fortalecimento de políticas que promovam a inclusão”, afirmou.
Marianne destacou que o circuito visa mobilizar a sociedade para a luta das pessoas com deficiência. “Teremos várias atividades para todos os públicos participarem, promovendo a inclusão e a conscientização sobre as necessidades das pessoas com deficiência. O COMPcD é um órgão importante para fortalecer e incentivar as políticas públicas”, comentou.
PROGRAMAÇÃO
O circuito integra ações promovidas por secretarias municipais, Fundo Social de Solidariedade e organizações da sociedade civil que atendem pessoas com deficiência. Representantes de instituições parceiras e órgãos públicos parceiros foram homenageados durante a abertura do evento.
“O COMPcD nasceu do compromisso coletivo de garantir que as vozes das pessoas com deficiência sejam ouvidas, respeitadas e consideradas na formulação de políticas públicas. O circuito simboliza a união de esforços, a afirmação de direitos e a construção de uma sociedade inclusiva”, disse a presidente do conselho, Flávia Teruel Jesus.
CIRCUITO FAZENDINHA
Neste domingo (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, acontecem duas ações. Das 8h às 12h, será realizado o Circuito Fazendinha, no Parque da Fazenda. Das 10h às 12h, haverá a intervenção “As expressões do corpo e da música”, no Espaço Pimenta Cultural.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação de Amigos do Autista (AMA) realizarão na segunda-feira (22) um circuito de atividades. Já no Ritinha Prates haverá apresentações musicais e dança para os pacientes atendidos.
O Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (Caoe), da Unesp Araçatuba, fará no mesmo dia, das 9h às 10h, avaliações preventivas e orientações sobre saúde bucal para pessoas com deficiência atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A programação segue até o dia 25, com mais de 20 atividades gratuitas organizadas pelas secretarias municipais e instituições locais. Ao longo de seis dias, haverá apresentações artísticas, avaliações de saúde, rodas de conversa, balcão de emprego e atividades físicas.