Prefeitura de Araçatuba divulga programação da Semana da Consciência Negra

Publicado em 13 de Novembro de 2023 às 12:08 Prefeitura de Araçatuba divulga programação da Semana da Consciência Negra

De 20 a 25 de novembro, Araçatuba realiza a Semana da Consciência Negra, com várias atividades gratuitas para a população. Na semana da consciência Negra, é celebrado o reconhecimento e valorização da herança afro-brasileira e da necessidade de se impor contra o racismo, lutando por uma sociedade mais justa e igualitária.

A data, instituída pela Lei n.º 12.519/2011, faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares (localizado entre Alagoas e Pernambuco), morto por bandeirantes, em 1695. Nesse sentido, no 20 de novembro relembramos a luta dos negros contra a opressão.

Em 2023 ocorreu a promulgação da Lei Estadual n.º 17.746, estabelecendo o “Dia Estadual da Consciência Negra Paulista” que agora, torna-se realidade em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo, atendendo a uma das reivindicações mais antigas da comunidade negra.

Durante toda a semana, no MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas), haverá uma exposição de trabalhos de alunos da rede municipal e da rede estadual de ensino sobre a temática de valorização da cultura e identidade dos povos africanos.

No sábado (25), a semana se encerra com o Viva Mulher, uma oportunidade para as mulheres se capacitarem, receberem orientação jurídica e assistência em casos de violência, além de aproveitarem momentos de lazer e diversão. Através desse evento, que já está em sua quarta edição, busca-se fortalecer e empoderar as mulheres, reconhecendo seu valor e sua importância na sociedade.

A ação contará com parceiros e instituições que prestarão orientações e serviços gratuitos, como assessoria jurídica, acolhimento de mulheres que sofrem assédio ou agressão, informações sobre cursos, bolsas de estudos e empreendedorismo, serviços de beleza e estética (pigmentação de sobrancelha, maquiagem, corte de cabelo e esmaltação), apresentações artísticas e recreações infantis.

Além da programação, outras atividades já estão acontecendo. Na terça-feira (7), a Diretoria de Ensino de Araçatuba deu início à distribuição de banners em locais públicos da atividade denominada Trilha Antirracista, realizada desde 2021 com alunos a partir do 6º ano da rede estadual de ensino. As escolas municipais de ensino fundamental estão desenvolvendo atividades didáticas antirracistas com os alunos com base no livro Amanhecer Esmeralda, de Ferréz. Já as escolas de ensino infantil estão com o projeto Mão na Massa especialmente voltado à temática de valorização da cultura africana.

20/11 - segunda-feira
Festival IdEntidade + Feira Preta (empreendedores pretos)
O evento contará com show do cantor Nei Zigma, grupo de pagode Negrici, competição Slam com o Coletivo Batalha da Caveira, aula de dança afro com Quilombo Cultural, feira de artesanato (bonecas negras de crochê , turbantes, roupas e acessórios afro e pratos típicos com canjica, bolo de aipim e caldos típicos), pintura facial, poesia preta, oficina de bonecas Abayomi, exposição de artefatos carnavalescos na escola Sonho e Fantasia e beleza negra (produção de tranças afro para pessoas a partir de 8 anos).
Local: Rua Manoel Ferreira Damião, entre as ruas Vereador Aldo Campos e Barão do Triunfo (Mercadão Municipal).
Horário: 16h às 21h.

21/11 – terça-feira
Palestra com o tema "Formação da identidade brasileira e a contribuição dos movimentos antirracistas" com Ekeji Eliandra Barreto, da Assessa (Associação das Escolas de Samba de Araçatuba)
Local: Câmara Municipal – Praça 9 de Julho, s/n.

22/11 - quarta-feira
Exibição de filmes do Pontos MIS
8h e 14h: Comboio de sal e açúcar. Classificação: 14 anos. Duração: 100 min. Dublado.
19h: Nossa Senhora do Nilo. Classificação: 16 anos. Duração: 90 min. Legendado.
Local: Teatro Castro Alves – Rua Duque de Caxias, 29.

23/11 - quinta-feira
Exposição de trabalhos de alunos da rede municipal e da rede estadual de ensino sobre a temática de valorização da cultura e identidade dos povos africanos
Local: MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas) – Rua Duque de Caxias, 29.
Horários: De 21 a 25/11, das 9h às 11h e das 13h às 17h.

Roda de Diálogo Vozes Negras com petiscos literários com Ana Paula Ferreira (Senac) e apresentação de alunos da rede municipal de ensino
Local: Teatro Castro Alves
Horário: 14h30

Apresentação Machadolengo -Festival de Mamulengo da Emeb Prof. José Machado Neto  - atividade dirigida pela Arte Educadora Marza de Souza e apresentada por alunos do 5º ano da escola.
Local: Auditório Siran (atividade exclusiva para alunos da Rede Municipal).

24/11 - sexta-feira
Trilha Antirracista – Diretoria Regional de Ensino
Palestra com a prof. Angela Liberatti e Ana Paula Ferreira (Senac)
Local: Auditório da Unip – Rua Baguaçu, 1939.

Quilombo Cultural Intervenção OYÁ com Mike
Local: Calçadão da Marechal Deodoro (próx. À rua Duque de Caxias).
Horário: 11h.

25/11 – sábado
4º Viva Mulher
Assessoria jurídica e orientação em casos de violência; informações sobre cursos profissionalizantes, bolsas de estudos e empreendedorismo; serviços de saúde (psicologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, exames de tonometria, etc.); maquiagem e serviços de beleza (Beleza Solidária); oficinas, roda de capoeira; shows musicais; cantinho da criança (contação de histórias, pinturas e brincadeiras), entre outras atrações.
Apresentação de Maracatu com o grupo Orum Odoyá
Local: Estação Cidadania – Rua Elza de Almeida Lemos, 975, Jardim Atlântico