É positivo o resultado de dois meses da parceria entre a Prefeitura de Araçatuba e três clínicas de saúde locais para atendimento a 800 atletas da cidade. A prova de fogo foi durante os Jogos Abertos em Ribeirão Preto, realizados entre 12 e 21 de dezembro.
Graças à parceria, um atleta do handebol masculino passou por cirurgia de alta complexidade após sofrer ruptura total do tendão de Aquiles durante partida nos jogos.
AGILIDADE
“A lesão, considerada grave e com indicação cirúrgica imediata, exigia agilidade para evitar maiores prejuízos à carreira esportiva do atleta, hoje um dos principais nomes da modalidade no município”, explicou o secretário de Esportes, Lazer e Recreação (SMELR), Mauro Yamanoi.
A parceria foi firmada no final de setembro já levando em consideração os Jogos Abertos, por isso a iniciativa se mostrou importante. Para Yamanoi, ao ofertar respaldo médico e exames disponíveis, a SMELR oferece confiança ao atleta, permite a ele foco total no desempenho e contribui para elevar o nível do esporte na cidade.
A PARCERIA
A iniciativa cria uma rede de suporte inédita para o esporte, garantindo acompanhamento completo – da prevenção ao diagnóstico e à reabilitação. Por meio dele, os atletas têm segurança para treinar e competir sabendo que contam com suporte médico e fisioterápico de qualidade.
Fazem parte da parceria a Ortotrauma Ortopedia, HF Fisioterapia e o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). Dentro da rede de apoio, cada serviço foi definido para garantir atendimento integral. A Ortotrauma oferece cinco consultas mensais, com direito a raio-X imediato, além de até três cirurgias anuais, com cobertura integral dos honorários médicos.
Já o CDI disponibiliza uma ressonância magnética e uma tomografia mensais, podendo chegar a duas em situações de urgência. E a HF Fisioterapia, por sua vez, presta atendimento completo em prevenção, reabilitação e fortalecimento físico, acompanhando os atletas de forma contínua.
Os serviços beneficiam esportistas de 18 modalidades, entre elas atletismo, basquete, futsal, vôlei e judô. O acompanhamento inclui prevenção, tratamento de lesões e suporte físico constante, considerado essencial para desempenho e longevidade na carreira.