O prefeito Lucas Zanatta e a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta, estiveram no assentamento Hugo Herédia
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba atendeu mais de 50 famílias durante o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, ação de promoção da cidadania e fortalecimento da agricultura familiar, realizada entre os dias 10 e 12 deste mês, no Assentamento Hugo Herédia.
Organizado em parceria entre o Incra, Banco do Brasil e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o mutirão contou com a parceria da equipe do Cadastro Único, que atualizou e fez novos cadastros no CadÚnico e prestou orientações sobre benefícios sociais disponíveis.
Durante os três dias do evento, mulheres trabalhadoras rurais e suas famílias tiveram acesso ainda à emissão gratuita de documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho, além de atendimentos do Banco do Brasil e do Incra, e ações informativas sobre agricultura familiar.
DIREITOS BÁSICOS
O prefeito Lucas Zanatta e a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta, estiveram no assentamento nessa terça-feira (11) e afirmaram que a iniciativa promoveu a cidadania e a inclusão social das mulheres do campo.
“O mutirão em Araçatuba reafirma o compromisso dos poderes públicos, federal e municipal, em garantir o acesso a direitos básicos, documentação e políticas públicas às famílias rurais, fortalecendo o vínculo com as comunidades e ampliando a rede de proteção social”, ressaltou o prefeito.
BENEFÍCIOS
Para a secretária de Assistência Social, Marianne Fornageiro, mais do que serviços, o mutirão foi um momento de acolhimento, escuta e valorização de quem constrói a base do desenvolvimento do nosso município tanto esforço e dignidade.
“A participação da equipe do Cadastro Único foi extremamente importante para ampliarmos o alcance das políticas públicas e chegarmos até as famílias que mais precisam dos serviços socioassistenciais, visto que quase todos os benefícios estão vinculados ao CadÚnico”, afirmou.