A 8ª edição do Festival Literário de Araçatuba (Felita) começa nesta quarta-feira (22) com bate-papo com o renomado escritor indígena Daniel Munduruku. O encontro será às 20h, na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral. Antes, às 19h30, haverá a apresentação da Banda Municipal Bruno Zago.
O Felita segue até o dia 31 de outubro, com mais de 70 atividades inteiramente gratuitas, distribuídas em diversos espaços da cidade, visando a descentralização das ações. Com o tema “Memória e Identidade”, o festival celebra a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
TROCA DE LIVROS
Realizado pela Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias municipais de Cultura e Educação, o evento tem o apoio do Sesc Birigui e apoio institucional da Academia Araçatubense de Letras e a Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FAC-FEA).
Durante os dez dias do Felita haverá troca de livros, encontros com escritores, exposição, contações de histórias, exibição de filmes, palestras, oficinas, shows e intervenções literárias, estimulando, incentivando e promovendo a leitura e o acesso à cultura.
SOBRE O ESCRITOR
Escritor, professor, ator e ativista indígena, Daniel Munduruku foi eleito em setembro e se tornou o primeiro indígena na Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira 21. Ele é um dos cinco finalistas do Prêmio Jabuti deste ano, na categoria infantil, com o livro “Estações”.
Autor de mais de 60 livros, as obras literárias dele são dirigidas ao público infantojuvenil, tendo como tema principal a diversidade cultural indígena. É um defensor ativo dos direitos dos povos originários do Brasil desde os anos 1990 e tem trabalhado para promover a literatura indígena.
INSTITUTO INDÍGENA
Fundador do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (Inbrapi) é um dos criadores do Encontro Nacional de Escritores e Artistas Indígenas, que existe há quase duas décadas. É diretor-presidente do Instituto Uk'a - Casa dos Saberes Ancestrais na cidade de Lorena.
Recebeu a comenda da Ordem do Mérito Cultural por duas vezes, em 2013, na categoria da Grã Cruz do Ministério da Cultura, maior honraria oficial que um civil pode receber na área cultural. Munduruku é um autor premiado no Brasil e no exterior.
Veja, abaixo, a programação do primeiro dia do Felita:
Apresentação Banda Municipal Bruno Zago
Gratuito
Horário: 19h30
Local: Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
Encontro com o escritor indígena Daniel Munduruku
Gratuito
Horário: 20h
Local: Biblioteca Municipal Rubens do Amaral