A exposição “Minha Arte Também é Especial”, da Oficina Terapêutica Farta-Peça, foi aberta oficialmente na tarde desta quarta-feira (7) e transformou o saguão do Atende Fácil em uma galeria repleta de cores, sensibilidade e inclusão.
Com mais de 40 obras produzidas pelos 12 integrantes da oficina, a mostra emocionou o público e reforçou o papel da arte como caminho de cuidado e integração.
Participaram da cerimônia o prefeito Lucas Zanatta, a vice-prefeita Nice Zucon, a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Zanatta, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Edna Flor, os vereadores Sol do Autismo, Fernando Fabris e João Pedro Pugina. Além disso, secretários municipais, servidores, voluntários e familiares dos artistas acompanharam o evento.
ARTE E POLÍTICA PÚBLICA
Muito emocionada, Zeli Miranda Ferreira, a Zê, compartilhou com os presentes um pouco da história da oficina, criada em 2007 a partir de encontros simples e afetuosos com pessoas em acompanhamento na saúde mental. “A gente não ensina a pintar. A gente acolhe, ouve, cuida. A arte aparece quando cada um se sente livre para ser o que é”, disse, sob aplausos.
O prefeito Lucas Zanatta afirmou que a presença da exposição dentro do Atende Fácil simboliza o compromisso da gestão com políticas públicas de inclusão. “Queremos que a cultura ocupe todos os nossos espaços. Quando fazemos isso, aproximamos pessoas, damos visibilidade a talentos e promovemos cidadania de verdade.”
A vice-prefeita Nice Zucon ressaltou a importância de levar arte para espaços públicos. “Essa exposição é uma forma de dar voz e visibilidade aos artistas. É uma oportunidade de mostrar o talento de cada um e de mostrar como a arte pode fazer a diferença na vida das pessoas.”
EMOÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
A secretária de Administração, Miriam Gon, reforçou a importância de promover cultura nos equipamentos públicos. “Cuidar das pessoas também é proporcionar experiências de beleza e criação. Isso humaniza o ambiente e fortalece vínculos. O Atende Fácil é, acima de tudo, um espaço de acolhimento”, ressaltou.
Para a secretária de Cultura, Vanessa Manarelli, a força da oficina está na forma como ela se conecta com quem participa. “É emocionante ver como a arte, quando conduzida com afeto e compromisso, se torna um instrumento potente de transformação. A Zê é uma guerreira e o Farta-Peça tem um valor imensurável para a cultura e a saúde mental de muitas pessoas do nosso município”, elogiou.
VISITAÇÃO
A mostra segue aberta ao público até o dia 4 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no Atende Fácil – Rua Conselheiro Oscar Rodrigues Alves, 295, Centro.