Empresários de Araçatuba discutem estratégias para vendas globais em palestra

Publicado em 06 de Março de 2024 às 11:34 Empresários de Araçatuba discutem estratégias para vendas globais em palestra

Cerca de 60 empresários de Araçatuba participaram, nesta quarta-feira (6), de uma palestra na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, com o tema "Oportunidades e estratégias de vendas globais e maneiras para exportar". O evento foi uma iniciativa conjunta entre o Peiex (Programa de Qualificação para Exportação), o Sebrae e a Prefeitura de Araçatuba. O objetivo foi o de fornecer conhecimentos para aqueles que desejam ingressar no mercado internacional.

Os monitores Arnaldo Venâncio de Oliveira e Ana Laura Pavan, do núcleo Athon Peiex de Bauru e Araçatuba, compartilharam insights sobre as oportunidades de exportação e explicaram que o Peiex é um programa gratuito de qualificação que auxilia as empresas a iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. Ele é oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Na abertura do evento, o prefeito Dilador Borges destacou o quanto Araçatuba tem se preparado para ser mais atrativa para os investidores locais e de outras regiões, com investimentos em infraestrutura, serviços como educação, segurança e saúde, e qualificação profissional. "É fundamental que nossa cidade amplie sua presença no mercado internacional. Isso não apenas traz oportunidades de crescimento para as empresas locais, mas também fortalece a economia como um todo", disse Dilador.

O Chefe de Gabinete, Deocleciano Borella Júnior, o Coronel Borella, ressaltou a necessidade de o poder público e os empresários trabalharem juntos. "Estamos aqui para apoiar e facilitar esse processo. É importante que o setor público e as empresas estejam alinhados para que possamos alcançar resultados significativos".

O Secretário Laerte Rocha complementou: "Quando o poder público e os empresários se unem, as possibilidades de crescimento são imensas. Estamos aqui para oferecer suporte e incentivar essa cooperação".

A gerente Regional do Sebrae, Silvia Fúrio, também enfatizou a importância da colaboração entre o setor público e privado. "O Sebrae está à disposição para fornecer as ferramentas e o suporte necessários para que as empresas de Araçatuba se destaquem no mercado global".

O Legislativo foi representado pelos vereadores Nelsinho Bombeiro e Maurício Bem Estar, destacando o apoio e interesse de diferentes esferas da administração pública nesse processo de capacitação e fomento ao comércio exterior. Ambos falaram sobre a importância de iniciativas como estas para o crescimento econômico do município.