Funcionárias da Emeb Floriano Camargo de Arruda Brasil, no Bairro Guanabara, realizam últimos preparativos para receber os alunos e organizam material escolar que será distribuído
A rede municipal de ensino de Araçatuba inicia nesta quinta-feira (5) o ano letivo de 2026. Retornam às aulas 15.631 alunos de 0 a 11 anos nas 31 escolas do Ensino Fundamental e 40 de Educação Infantil.
Pela manhã, as aulas começam às 7h. Já o período vespertino tem início às 12h30. Cada unidade ficará responsável pela acolhida, além da recepção dos novos alunos.
Em cinco delas haverá apresentação do espetáculo infantil “No Porta-Malas Tem Histórias”, da Cia UsFulano, em dois horários: 9h e 14h. São elas:
- 06/02 - Cemfica Solar Dr. Bezerra Menezes (Jardim Panorama);
- 09/02 - Emeb Selma Maria Trevelim de Jesus (Engenheiro Taveira);
- 10/02 - Emeb José Herculano de Araújo Ordine (São Rafael);
- 11/12 - José Machado Neto (São José);
- 12/02 - Emeb Lauro Bittencourt (Jardim TV).
A atração reforça a importância da leitura e da literatura de ficção, destacando o papel dos livros na formação cultural, no estímulo ao pensamento crítico e no encantamento com novas possibilidades de mundo. No ano passado, outras duas Emebs receberam o espetáculo, que depende das agendas dos artistas.
MATERIAL E TRANSPORTE
Segundo a secretária de Educação, Ana Paula Braga, os materiais escolares começaram a ser distribuídos nas unidades desde o final do ano passado.
O transporte dos alunos também está preparado para o retorno desta quinta-feira. A frota municipal mantém 44 ônibus. Outros 60 foram terceirizados para fazer o atendimento adequadamente.
PREPARATIVOS
Desde janeiro, as escolas vêm sendo preparadas para o retorno às aulas. Além da manutenção e higienização dos prédios, houve roçagem dos quintais e vistorias em todos os cômodos.
"Na próxima semana, será realizada a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), momento que reúne todos os profissionais da escola para tratar de assuntos pedagógicos e das demandas da unidade escolar, reunião de pais, eventos que ocorrem durante o ano letivo, entre outros assuntos", destaca Ana Paula. Esta etapa é essencial, afirma a secretária, para assegurar que não haja prejuízo à organização, ao alinhamento pedagógico e à adequada execução das atividades previstas para o início do ano letivo.
FECHADA
A Emeb Professora Odette Costa Bodstein, localizada no Bairro Ivo Tozzi, será a única unidade que permanecerá fechada. Laudos técnicos realizados em abril de 2025 pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação apontam que o prédio apresenta afundamentos no solo em praticamente todo o seu perímetro, com maior incidência na parte administrativa, no pátio e nas salas de aula da lateral esquerda.
A escola foi inaugurada em 22 de agosto de 2014 e já no ano seguinte, em 2015, passou por reformas. Em 2019, houve nova reforma e realizados estaqueamentos para sustentação da estrutura. A última intervenção ocorreu em 2022, com poucas alterações de caráter estrutural.
Enquanto a nova reforma no imóvel não for realizada, os alunos passarão a ser atendidos no prédio do Centro Municipal de Educação Integral da Criança e do Adolescente (Cemfica) Solar Dr. Bezerra Menezes, localizado no Bairro Panorama.
A medida tem como objetivo garantir a segurança de estudantes e servidores. A Emeb conta com 195 alunos matriculados, sendo 111 deles atendidos em período integral.
MERENDA
Neste ano, o Programa Merenda da Terra, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, vai permitir que a Prefeitura de Araçatuba tenha um custo 33% menor que a tabela de preços de referência do Estado. Cinco associações de produtores familiares vão fornecer gêneros alimentícios para a rede municipal de ensino.
De acordo com o secretário César Rezek, a Prefeitura ouviu mais os produtores e ofereceu qualificação, o que resultou na melhoria da qualidade da merenda. "É uma grande cadeia que vai do campo à mesa de nossas escolas”, ressaltou.
ARTICULAÇÃO
A secretária Ana Paula afirma que o trabalho de organização da Educação para o retorno às aulas evidencia articulação institucional e compromisso da Administração Municipal com a qualidade do atendimento educacional.
"As ações desenvolvidas demonstram alinhamento entre os diferentes setores, antecipação e gestão de demandas pedagógicas e administrativas, bem como atenção aos processos de acolhimento da comunidade escolar", finaliza.