Araçatuba vai sediar encontro regional de smart cities

Publicado em 02 de Abril de 2024 às 10:58 Araçatuba vai sediar encontro regional de smart cities

Estado de São Paulo terá road show em cinco regiões para fomentar o conceito de cidades tecnológicas, humanas, sustentáveis e resilientes

Conceito moderno de gestão pública, cidades inteligentes, será tema de fórum regional que reunirá prefeitas e prefeitos, secretárias e secretários municipais, além de tomadores e influenciadores de decisão sobre o tema nas cidades. O encontro regional do estado de São Paulo vai acontecer em Araçatuba, no dia 10 de abril, no SEST-SENAT e também será aberto ao público.

O evento contará com a presença do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, do prefeito de Araçatuba Dilador Borges, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Relações do Trabalho e Turismo de Araçatuba Laerte Rocha, do CEO do ISCBA Leopoldo Albuquerque, do vice-presidente do Instituto Smart City Business América (ISCBA) Lívio Giosa, do professor do TiDD PUC-SP Marcelo Graglia, além de vários Prefeitos convidados para exporem as soluções tecnológicas implantadas nos seus municípios.

O encontro tem como objetivo promover o desenvolvimento de cidades inteligentes no estado de São Paulo, buscando uma administração municipal moderna alinhada com o Governo do Estado, baseada nos princípios de inteligência, sustentabilidade e resiliência. O foco está em avançar para uma sociedade economicamente mais sustentável, socialmente inclusiva e ambientalmente responsável, impulsionada pela inovação tecnológica e criatividade, inserida na era da transformação digital, com o compromisso de aprimorar a qualidade de vida da população.

Além dos princípios de tecnologia, inovação e sustentabilidade, o encontro também aborda o aspecto da resiliência, que consiste em reduzir os riscos de desastres naturais urbanos por meio da prevenção, antecipação da incerteza e ameaça, e resistência aos desastres. Isso é alcançado por meio de um socorro assertivo e uma recuperação rápida em caso de desastre.

O encontro é promovido pelo ISCBA, que está presente em nove países do continente americano e promove o avanço das discussões relacionadas às smartcities na região, sendo líder da iniciativa para criação de um ecossistema e de um mercado de Cidades Inteligentes no Brasil. Tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Desenvolve SP, a Agência de Fomento do Governo do Estado de São Paulo, do Centro de Estudos de Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes (CECI) e da Media Lab.

Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis
Data: 10/04/2024
Local: SEST-SENAT
Endereço: Rodovia Senador Teotônio Vilela, Km.9 – Bairro Alvorada – Araçatuba/SP