No próximo dia 26, às 19h30, o Teatro da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba será palco da apresentação de encerramento do Projeto Eletrizando, iniciativa que estimula o desenvolvimento musical e social de crianças de 7 a 11 anos da rede pública municipal.
O evento marcará o fim do ciclo de 2025, reunindo alunos que, ao longo do ano, participaram de aulas gratuitas de violão e cavaquinho.
Realizado em parceria com o Edital A Goal Impacto Social, o projeto integra o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) e conta com o patrocínio da CPFL. A ação tem apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e busca valorizar a música regional e a diversidade cultural, fortalecendo o papel da arte na formação social e emocional dos jovens.
ESCOLAS
As atividades do Eletrizando foram desenvolvidas nas Escolas Municipais de Educação Báscia (Emebs) Professora Egles Gabas de Carvalho, Professora Anna dos Santos de Barros, Cristiano Olsen e Professora Maria Adelaide Camargo Cardoso.
Ao todo serão 144 vagas distribuídas entre turmas de violão e cavaquinho. Ao longo de 11 meses de formação, os participantes tiveram duas aulas semanais de uma hora, com acesso gratuito a instrumentos, materiais pedagógicos e eventos culturais.
Para a secretária municipal de Educação, Ana Paula Braga, este projeto é muito importante para o presente e para o futuro dos estudantes.
“O Eletrizando é um exemplo de como a arte pode transformar vidas. A música ensina disciplina, sensibilidade e convivência, além de abrir novas perspectivas para nossos alunos. Esse tipo de parceria fortalece a educação pública e amplia as oportunidades para as crianças e adolescentes da cidade”, afirmou.