Araçatuba emprega nova máquina para sinalização viária no asfalto

Publicado em 01 de Fevereiro de 2024 às 18:04 Araçatuba emprega nova máquina para sinalização viária no asfalto

A Prefeitura de Araçatuba iniciou o uso de um novo equipamento para pintura de solo na sinalização viária da cidade, realizada por equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana,

Trata-se de um fusor termoplástico para demarcação viária, com capacidade de meia tonelada (500 Kg) de termoplástico, equipado em uma carreta reboque que suporta 1,7 toneladas. O conjunto de fusor e carreta reboque custou R$ 245 mil (duzentos e quarenta e cinco mil reais), custeado com recursos próprios da Prefeitura de Araçatuba, descreve o secretário de Mobilidade Urbana de Araçatuba, coronel PM Osny Caldeira.

O equipamento consome cerca de 20 litros de combustível por dia, mas proporciona vantagens como o tempo de aplicação da pintura, secagem da tinta e liberação do tráfego, que leva, em média, 1h30 (uma hora e trinta minutos), enquanto o equipamento de tinta fria levaria, em média, 4h (quatro horas) para o mesmo processo. “Essa pintura/sinalização tem durabilidade de 4 anos, o que representa um baixo custo relativo”, explicam os representantes da empresa Sett Sinalização, fornecedora do equipamento, Anderson Luiz Souza dos Santos e Tânia Regina Dos Santos Amaral Souza.

“Temos agora um equipamento que embarca tecnologia moderna, com tinta de alta durabilidade, com uma capacidade que é suficiente pra nossa demanda aqui na cidade. Com um saco de 25 quilos, ao custo de R$ 115 (cento e quinze reais), conseguimos fazer entre 5 e 6 metros quadrados de pintura, que vai durar muto mais que no método anterior, que era de dois anos ou menos. Um investimento que retorna para a cidade em qualidade, durabilidade e mais visibilidade, o que também significa mais segurança das pessoas e economia do dinheiro pago nos impostos”, celebra o prefeito Dilador Borges.