Araçatuba disponibiliza consulta e pagamento do IPTU nesta quinta-feira

Publicado em 24 de Janeiro de 2024 às 16:11 Araçatuba disponibiliza consulta e pagamento do IPTU nesta quinta-feira

A partir desta quinta-feira (25), os contribuintes de Araçatuba passarão a ter acesso à consulta e pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Embora os carnês físicos devam ser distribuídos pelos Correios em fevereiro, a Prefeitura oferece a opção de antecipar essas ações através do site oficial do município.

Ao todo, serão 113.597 carnês emitidos, sendo que 4.093 imóveis são isentos do pagamento do IPTU. Neste ano Prefeitura, lançou um valor de R$ 69.888.859,4, com expectativa de arrecadação de R$ 52.883.779,13. No ano anterior, a arrecadação atingiu R$ 47.197.712,83.

A alíquota é a mesma. Houve apenas atualização monetária do IPCA-E, de 5,90%. Para aqueles que não receberem os carnês em casa, a opção de retirada está disponível no site da Prefeitura, enquanto o Atende Fácil é uma alternativa para aqueles sem acesso à internet.

O pagamento do IPTU em Araçatuba pode ser efetuado de diversas formas. Aqueles que optarem pelo pagamento à vista até 20 de abril de 2024 receberão um desconto de 10%. Outra opção é o parcelamento em três vezes, com vencimentos em 20 de março, 20 de abril e 20 de maio de 2024. Para quem preferir parcelas mensais, a quitação estará disponível de março a dezembro de 2024.

Além disso, há benefícios adicionais para os contribuintes que mantiverem as parcelas em dia até a publicação da lei de bonificação. Nesse caso, será concedido um desconto de 5% no Imposto Predial Territorial Urbano até o vencimento de cada parcela.

O uso do PIX será viabilizado através de QRCODE para os imóveis cujos proprietários estejam com seus cadastros incompletos. Uma medida que facilita e agiliza o processo de quitação do imposto para os contribuintes.