A eBUN Companhia de Teatro Negro de Araçatuba apresenta a peça teatral “Asili: o corpo que ainda aguarda”, a partir das 21h, no Teatro Castro Alves
A 1ª edição da eBUN Mostra de Teatro Negro de Araçatuba começa nesta quarta-feira (12), com show musical, espetáculo teatral e exposição fotográfica. Inédita na região, a mostra segue até domingo (16), com cerca de 20 atividades gratuitas abertas à população.
Considerado o maior evento cultural no mês da Consciência Negra, a mostra celebra o protagonismo das artes negras e coloca a cidade no centro da produção teatral voltada à diversidade. A atração abre a programação cultural de aniversário da cidade, que no dia 2 de dezembro comemora 117 anos.
A Mostra é uma realização eBUN Companhia e Núcleos de Estudos de Teatros Negros de Araçatuba, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Iranti Produtora, Sesc Birigui, Senac Araçatuba e Centro de Tradições Afro de Araçatuba (CTAA).
PROGRAMAÇÃO
A programação do primeiro dia será no Teatro Castro Alves. Às 19h, haverá a exposição fotográfica “Quando eu me chamar saudade”, da gestora cultural Rafaela Cândido. A mostra reúne 49 fotografias que valorizam a trajetória, resistência e a sabedoria de sete pessoas negras com mais de 60 anos.
Às 19h30, o Quarteto Muriti apresenta um show musical “Composições da Diáspora para Quarteto de Cordas”, prestando uma homenagem e valorizando obras de músicos negros como Florence Price, George Walker e Chiquinha Gonzaga.
A eBUN Companhia de Teatro Negro, de Araçatuba, encerra as atrações do dia com a peça teatral “Asili: o corpo que ainda aguarda”, a partir das 21h. O espetáculo inédito investiga as camadas visíveis e invisíveis da memória negra, se estruturando como um campo de experimentação.