Notícias

Araçatuba é homenageada por Organização Internacional por acolher e apoiar o 1º Congresso Brasileiro de Folcloristas

Publicado em 12 de março de 2026, às 17:09 Araçatuba é homenageada por Organização Internacional por acolher e apoiar o 1º Congresso Brasileiro de Folcloristas

A Prefeitura de Araçatuba recebeu homenagem da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV) pelo apoio institucional ao 1º Congresso Brasileiro de Folcloristas e pela cidade acolher e valorizar os saberes tradicionais. O certificado de honra e reconhecimento foi entregue ao prefeito Lucas Zanatta durante a solenidade de abertura do congresso, realizado na noite da quarta-feira (11), na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral. 

 

“É um orgulho muito grande Araçatuba ser a anfitriã deste congresso, que projeta a cidade no cenário cultural brasileiro. Receber esse evento tão significativo é valorizar e reconhecer a riqueza da nossa cultura popular e dos saberes tradicionais que passam de geração em geração”, afirmou Zanatta.

 

CERIMÔNIA
A cerimônia de abertura reuniu autoridades, pesquisadores e representantes de diversas manifestações culturais do País, celebrando a força e a diversidade das tradições populares brasileiras. Houve também apresentações da Banda Municipal Bruno Zago e da Orquestra de Viola Caipira da Fundação Mirim.

 

Além do prefeito, participaram do evento a secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli; a presidente da Câmara de Vereadores, Edna Flor; o diretor de Promoção de Culturas Tradicionais e Populares do Ministério da Cultura, Sebastião Soares; o presidente da IOV Brasil, Clerton Vieira; e o presidente do comitê científico do congresso, Eduardo Benzatti. 

 

MESTRES IMORTAIS
Um dos momentos marcantes da solenidade foi a entrada do mestre-sala Gabriel de Souza Martins e da porta-bandeira Venézia Almeida Martins, carinhosamente chamados de Gabi e Vivi, reconhecidos como Mestres Imortais do Carnaval. 

 

Além desses, outros três Mestres Imortais da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares estavam presentes: José Maria de Paula Almeida, Dinoélia Trindade e Nazaré Ribeiro. O título reconhece essas pessoas como guardiãs da cultura popular brasileira. 

 

PRESERVAÇÃO CULTURAL
O presidente do Centro de Tradições de Araçatuba, Fabrício Castilho, ressaltou a responsabilidade de organizar esse congresso e do papel das comunidades na preservação cultural. “Nosso trabalho é cuidar dessas raízes para que elas continuem florescendo em nosso território”, disse.

 

Já o representante do Ministério da Cultura destacou a presença de participantes de 15 estados brasileiros no evento e reforçou o compromisso do ministério com as manifestações culturais tradicionais. “Estamos de portas escancaradas para acolher as culturas tradicionais populares”, frisou.

 

CONGRESSO
O 1º Congresso Brasileiro de Folcloristas segue até o próximo domingo (15) com uma programação diversificada de mesas, debates, apresentações e atividades culturais, reunindo pesquisadores e mestres da cultura popular. A programação está disponível no site www.centrodetradicoes.com.br/congresso . 

 

Realizado pelo Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, em parceria com a IOV Brasil, organização internacional credenciada à Unesco, o congresso conta com a correalização da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites