Joaquim Pompeu de Toledo, que nasceu em Capivari (SP), no dia 20 de agosto de 1882, foi o primeiro intendente de Araçatuba, administrando o município em outros dois períodos. É lembrado como um grande líder, ajudando na formação e modernização do município em uma época marcada por violentas disputas entre grupos políticos.
IMIGRANTES
Araçatuba foi fundada em 2 de dezembro de 1908, com a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. A obra federal, que visava explorar o interior do País, impulsionou a colonização de uma região ainda selvagem do Estado de São Paulo, povoada por índios Caingangues, atraindo imigrantes em busca de terras férteis e oportunidades econômicas.
Joaquim Pompeu de Toledo era um desses imigrantes. Em 1919, quando completaria 37 anos de idade, trabalhou para que a vila de Araçatuba fosse elevada a Distrito de Paz, ainda dependente de Penápolis. Naquela época, as casas eram de madeira e serviam de residência aos funcionários da estrada de ferro, agrupadas ao redor da estação ferroviária.
Em 1921, Pompeu e seu grupo conseguiram a emancipação política de Araçatuba. Em 1922, foi instalada a primeira Intendência Municipal, órgão que futuramente passaria a se chamar Câmara de Vereadores.
INTENDÊNCIA
Quando foi fundada, Araçatuba era comandada por um Conselho de Intendência Municipal, formado por nove membros. Um dos intendentes era escolhido presidente e tinha o papel semelhante ao de um prefeito. Os outros atuavam como vereadores, mas sem esta nomenclatura.
Com a Revolução de 1930, as intendências foram dissolvidas e os chefes do Executivo passaram a ser chamados de interventores, nomeados pelo governador. Um conselho de notáveis, formado por membros da comunidade, poderia dar sugestões, fazer críticas e propostas, mas o interventor não era obrigado a cumprir.
A Constituição de 1946 deu mais autonomia aos estados e municípios, criando os atuais cargos de prefeito e vereador, que passaram a ser eleitos novamente pelo povo em 1947, assumindo o primeiro mandato em 1948.
O PRIMEIRO
Joaquim Pompeu de Toledo, um dos grandes líderes políticos de sua época, foi o primeiro intendente do município de Araçatuba, administrando entre 11 de fevereiro de 1922 a 20 de janeiro de 1923.
Pompeu voltou a ser intendente entre 1º de julho de 1926 e 22 de abril de 1927.
O terceiro mandato durou menos de quatro meses, entre 21 de agosto e 15 de dezembro de 1933.
ENERGIA ELÉTRIA E TELEFONIA
Em suas administrações, Joaquim Pompeu de Toledo contribuiu para a chegada de energia elétrica e telefonia ao município, construindo estradas para os bairros rurais Brejinho e Água Limpa, e também para Birigui.
PRIMEIRA ESCOLA
Em 1923, Pompeu era vice-intendente quando instalou a primeira escola do município. Foi uma obra polêmica.
A construção foi iniciada em 2018, no campo do América Futebol Clube, onde também existia o Largo Cristiano Olsen, a única praça da época e que viria a se chamar Rui Barbosa.
Houve revolta da população quando alegaram que o campo era o único local disponível. Por isso, os tijolos do alicerce foram arrancados durante um protesto.
Após muita discussão, a Prefeitura acabou comprando um terreno com dinheiro de arrecadação da população, que foi doado ao Estado para abrigar a escola.
A nova área escolhida também ficava perto do Centro, na esquina de onde existem hoje as ruas Bernardino de Campos e Oscar Rodrigues Alves. Ali foi construído o primeiro grupo escolar, que hoje abriga a Escola Estadual Cristiano Olsen. O primeiro diretor foi o professor João Evangelista Costa.
HOMENAGEM
Joaquim Pompeu de Toledo foi homenageado com o nome de uma das principais avenidas de Araçatuba.