Joaquim Pompeu de Toledo foi o primeiro prefeito de Araçatuba. Ele nasceu em Capivari (SP), no dia 20 de agosto de 1882.
Araçatuba foi fundada em 2 de dezembro de 1908. Em 1919, Pompeu a elevou a Distrito de Paz, após ter sido eleito terceiro subprefeito.
Em 1921, Pompeu conseguiu a emancipação política de Araçatuba, sendo o seu primeiro prefeito eleito, de 11 de fevereiro de 1922 a 20 de janeiro de 1923.
Pela segunda vez, como intendente, Pompeu voltou a ser prefeito da cidade entre 1926 e 1927. O terceiro mandato durou menos de quatro meses, entre 21de agosto e 15 de dezembro de 1933, como prefeito nomeado.
Em suas administrações, Joaquim Pompeu de Toledo contribuiu também para a chegada de energia elétrica e telefonia ao município, construindo estradas para os bairros rurais Brejinho e Água Limpa, e para Birigui.
PRIMEIRA ESCOLA
Em 1923, como vice-prefeito, Pompeu instalou a primeira escola do município. Foi uma obra polêmica.
A construção foi iniciada em 2018, no campo do América Futebol Clube, ao lado da praça central, a única existente na época. Houve revolta da população quando alegaram que o campo era o único local disponível. Por isso, os tijolos do alicerce foram arrancados durante um protesto.
Após muita discussão, a Prefeitura acabou comprando um terreno com dinheiro de arrecadação da população, que foi doado ao Estado para abrigar a escola.
A nova área escolhida também ficava perto da área central, na esquina das ruas Bernardino de Campos e Oscar Rodrigues Alves. Ali foi construído o primeiro grupo escolar, que hoje abriga a Escola Estadual Cristiano Olsen. O primeiro diretor foi o professor João Evangelista Costa.
HOMENAGEM
O ex-prefeito Joaquim Pompeu de Toledo foi homenageado com o nome de uma das principais avenidas de Araçatuba.