A Prefeitura Municipal de Araçatuba
Ex-Prefeitos
Germínia Dolce Venturolli - Segundo mandato

Germínia Dolce Venturolli - Segundo mandato

De 1997 a 2000

A professora Germínia Dolce Venturolli nasceu em Corumbataí, no dia 14 de maio de 1931. Faleceu em Araçatuba, no dia 25 de outubro de 2024. Foi casada com o professor Sylvio José Venturolli, também falecido.

 

A carreira política do casal começou na década de 1950, quando Sylvio José Venturolli, professor de matemática, veio de Rio Claro (SP) para lecionar no Instituto de Educação Manoel Bento da Cruz. Logo assumiu funções de liderança: foi diretor no instituto e participou da Comissão Central de Esporte (CCE), incentivando diversas modalidades esportivas regionais.

 

Sylvio candidatou-se a vice-prefeito.Eleito, assumiu interinamente como prefeito em 1963, de setembro a outubro. Exerceu mandato de prefeito eleito (1964 a 1968) e elegeu-se deputado federal por dois mandatos (1971 a 1978).       

 

CARREIRA EDUCACIONAL
Germínia, mãe de quatro filhos, professora de formação, iniciou sua carreira educacional antes de entrar na política. Sempre acompanhou o marido, inclusive sendo sua assessora. O resultado dessa convivência foi a eleição para prefeita em dois mandatos (1989 a 1992 e 1997 a 2000). Foi a primeira mulher a assumir o cargo.

 

O casal sempre acompanhou a política de Araçatuba na famosa chácara Morada do Sol, onde recebia amigos e correligionários em meio a mais de dois mil pássaros. As gaiolas ficavam penduradas por toda parte. Era um hobby de Sylvio. Germínia, por sua vez, gostava de cuidar da casa e das plantas e foi, inclusive, uma grande costureira.

 

TRAJETÓRIA
Em entrevista à Folha da Região, publicada na edição de 31 de dezembro de 2000, o casal relembrou a trajetória política e a maior obra conquistada por eles: a retirada dos trilhos do centro da cidade. A entrevista foi feita na chácara, numa sexta-feira, pouco antes de Germínia fazer sua última aparição em público como prefeita, em uma solenidade no Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba).

 

Logo na porta de entrada da chácara, três quadros da decoração da sala chamavam a atenção. Eram as fotos oficiais do casal no período em que estiveram administrando a cidade. Por vários cômodos, o espaço era dividido com móveis antigos e presentes recebidos pelo casal em todos os anos na política. A maior parte deles ficava na biblioteca. Eram troféus, títulos e honrarias. Em outra sala, havia outro hobby de Sylvio: pilhas de livrinhos, espalhados por um sofá, com histórias de faroeste.

 

Na época da entrevista, Germínia considerava uma vitória ter conseguido tocar a Prefeitura mesmo enfrentando problemas graves de saúde. Ela teve uma crise de angina durante viagem ao Rio de Janeiro para visitar parentes e acabou levada para o Incor (Instituto do Coração), em São Paulo, onde foi operada com urgência.

 

CONQUISTAS
Sobre suas conquistas à frente da Prefeitura, Germínia destacava ter conseguido entregar a cidade com 100% de água e esgoto tratados. O asfaltamento de ruas também teve destaque em seus mandatos, por meio da empresa Prodear (Progresso de Araçatuba).

 

Germínia lembrou ainda da construção de mais de 40 escolas durante os mandatos do casal. E também de ter sido responsável pelo primeiro ginásio para a zona rural, construído em Santo Antônio do Aracanguá, quando ainda pertencia a Araçatuba. E destacou ter levado para a zona rural o serviço odontológico.

 

A retirada dos trilhos da antiga Noroeste do Brasil (NOB) do centro da cidade permitiu a construção de um complexo viário composto pelas avenidas Waldir Filizola de Moraes, Araçás, Mário Covas, Ibirapuera e Waldemar Alves.

 

Foi durante a primeira gestão de Germínia que foi implantada a Guarda Municipal e a Secretaria Segurança Municipal. Ela também construiu o Hospital da Mulher, atualmente desativado, e o Velório Municipal.

 

SAÚDE

No ano 2000, Germínia inaugurou o Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce, uma homenagem a sua mãe, em um prédio no Bairro Santana, onde hoje funciona o Centro de Especialidade em Saúde – Auxilium, mantido pelo Curso de Medicina do Unisalesiano em parceria com a Prefeitura.

 

Germínia também construiu as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Umuarama, São José, São Rafael e Engenheiro Taveira. E implantou a Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade de tratamento de 80% dos resíduos do município na época.

 

A Prainha Municipal Milton Camargo, às margens do rio Tietê, também foi obra da ex-prefeita, inaugurada em outubro de 2000, ao final do seu segundo mandato.

 

DE BRAÇOS ABERTOS
Indagada pela reportagem da Folha da Região, em 2000, como gostaria de ser lembrada, Germínia afirmou que não se importava. "O que importa é que o pessoal de Araçatuba nos recebeu de braços abertos desde que chegamos aqui. Sempre fomos felizes nesta cidade. A maneira como forem lembrar da gente não importa. O importante é que nós temos admiração muito grande pela população e pela cidade", declarou.

(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites