Psicóloga durante atendimento no Caps-III Adulto
A campanha Janeiro Branco, que marcou o primeiro mês do ano, reforçando a importância de olhar com profundidade para as emoções, vai chegando ao fim e a Zatti Saúde segue se destacando pelos números expressivos de atendimentos na área da Saúde Mental em Araçatuba.
A atuação da Zatti Saúde na Raps (Rede de Atenção Psicossocial), por meio de convênio com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, abrange os três principais Centros de Atenção Psicossocial: o Caps-Adulto 24h, o Caps-AD (Álcool e Drogas) 24h e o Caps-Infantojuvenil, além de alguns serviços oferecidos no Caps-II, todos funcionando com regime de porta aberta, ou seja, sem necessidade de encaminhamento prévio para acolhimento e atendimento especializado à população.
DATA
A data que marca o início dos serviços da Zatti Saúde na Saúde Mental do município é 31 de março de 2025. Sendo assim, de abril a dezembro de 2025, a instituição realizou mais de 83 mil atendimentos nos Caps-AD, Caps-Adulto e Caps-IJ, representando um aumento de 54% em relação a 2024, durante a gestão de uma OSS (Organização Social de Saúde).
O número se refere ao total de atendimentos e não ao número de pessoas que passaram pelas unidades. Isso significa que cada usuário pode ter sido atendido mais de uma vez pelo serviço.
“Desde que iniciamos essa trajetória em Araçatuba, nosso foco tem sido fortalecer o modelo de atenção psicossocial, ampliando o acesso, qualificando os atendimentos e garantindo uma assistência humanizada, baseada em evidências e no trabalho multiprofissional”, reforça o diretor médico da Zatti Saúde, Antônio Poletto.
AUMENTO
O Caps-Adulto, localizado no Bairro Morada dos Nobres, foi o espaço com mais registros: pouco mais de 39 mil. O número é 64% maior do que o registrado no mesmo período, em 2024. Os demais Caps também registraram progresso significativo.
Resultados consolidados entre abril e dezembro de 2025:
- No Caps-AD (Álcool e Drogas) foram realizados 25.723 atendimentos, representando um aumento de 53% em relação ao mesmo período de 2024.
- No Caps-Infantojuvenil foram 18.816 atendimentos, com crescimento de 37% comparado com 2024.
CAMINHO CERTO
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Zatti Saúde, Susan Carla Pereira Rodrigues, “os números são indicadores de que a Zatti está no caminho certo, mas o mais importante é o impacto real na vida das pessoas. Cada atendimento representa uma vida que está sendo acolhida e cuidada”.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Martins, os números expressivos de atendimento mostram o quanto é importante para Araçatuba essa parceria da Prefeitura com a Zatti. “Essa parceria tem sido fundamental para ampliar o acesso e qualificar os serviços de saúde mental em Araçatuba, garantindo atendimento humanizado e melhorando de forma significativa a qualidade da assistência prestada à população”, avalia.
CONSULTAS MÉDICAS
Nesse sentido, a coordenadora destaca alguns atendimentos que são de grande impacto social e que tiveram aumento expressivo em 2025. Susan destaca, por exemplo, as ações de reabilitação psicossocial, oficinas terapêuticas, a redução de danos e os atendimentos domiciliares, em grupo e individuais, além das consultas médicas especializadas.
Susan ressalta o número de consultas médicas com psiquiatra. Em 2024, o número era de 6.597. Após a Zatti Saúde assumir, a estatística foi para 7.919. O aumento foi de 20%.
Em relação a horas médicas com atendimento psiquiátrico, o Caps-II passou de 24 horas semanais para 40 horas semanais. O Caps-AD passou de 10 horas semanais para 20 horas semanais em 2025 para atendimento com médico clínico.
A equipe multidisciplinar também foi ampliada. No Caps-AD, anterior à Zatti Saúde, eram quatro enfermeiros assistenciais. Após a Zatti Saúde, a quantidade passou para sete. Nas Residências Terapêuticas, eram 18 cuidadores em 2024. Agora, os espaços contam com 21, além de seis técnicos de enfermagem, contra quatro em 2024.
DESTAQUES
Mas os serviços vão além dos números. Em 2025, iniciativas da Zatti Saúde garantiram mais atendimento à população por meio de projetos terapêuticos singulares, oficinas de música, atividades terapêuticas, programações especiais durante campanhas, eventos comunitários e programas de qualificação.
A metodologia de trabalho se apoia em equipes multiprofissionais, envolvendo psicólogos, assistentes sociais, médicos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais.
“Em 2025, ampliamos a capacidade de acesso, melhoramos estruturas, qualificamos nossas equipes e processos, e fortalecemos vínculos com a comunidade. O resultado mostra um trabalho consolidado, que segue firme nessa missão de cuidar com humanidade e respeito”, conclui Susan.
SOBRE A ZATTI SAÚDE
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua em ações e execuções de serviços essenciais de atendimento à população na Raps e na APS (Atenção Primária à Saúde).