Equipe de enfermagem da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Jecy Villela dos Reis”, localizada no Bairro Morada dos Nobres, em Araçatuba, realizou, na última sexta-feira (28), uma ação especial de testagem rápida na Casa Bom Samaritano e na Comunidade Terapêutica Araçatuba.
A iniciativa integra a 18ª Campanha Estadual Fique Sabendo, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Zatti Saúde, entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro.
A atividade levou atendimento direto aos acolhidos da instituição e das casas terapêuticas, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce e às orientações sobre prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Ao todo, 58 pessoas foram atendidas, com a realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, além de orientações sobre práticas sexuais seguras.
DETECÇÃO PRECOCE
Segundo Bruna Pires da Silva, coordenadora da UBS, a ação reforça a importância de levar informação e cuidado a públicos com maior vulnerabilidade. “A detecção precoce é essencial para iniciar o tratamento o quanto antes e garantir qualidade de vida. Aproveitamos a campanha ‘Fique Sabendo’ para intensificar a testagem e oportunizar o cuidado integral aos acolhidos”, destaca.
Os testes rápidos utilizam apenas uma gota de sangue da polpa do dedo e ficam prontos em cerca de 40 minutos. O processo é sigiloso, seguro e não exige preparo prévio.
DIAGNÓSTICO
A Campanha Estadual Fique Sabendo tem como objetivo intensificar o acesso à testagem rápida e ao diagnóstico precoce de HIV e sífilis.
Durante o ano todo, os testes estão disponíveis gratuitamente nas UBSs, Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), no Consultório na Rua e no CTA (Centro de Testagem e Acolhimento).
Durante a campanha, além desses locais, profissionais da saúde realizaram ações extramuros em locais estratégicos do município.
A campanha integra também o movimento Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro).
SOBRE A ZATTI SAÚDE
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e na Atenção Primária em Saúde (APS), em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.