Araçatuba receberá no dia 5 de agosto o programa Viagem Literária, com a contação de histórias “Ubuntu - Contos Africanos”, da Cia. Mapinguary. Este ano, o projeto evidência a rica e diversa literatura afro-brasileira, convidando o público a uma imersão nas vozes que moldam a identidade cultural do País.
A apresentação será realizada na Biblioteca Comunitária Maria Hermínia T. Salibe, localizada na Base da Polícia Militar no Bairro Hilda Mandarino, em duas sessões: às 9h e às 14h. A atração é gratuita e aberta ao público a partir de 6 anos. As sessões contarão com intérprete de libras.
Formada por Carlos Godoy e Bruno Rocha, a companhia foi criada em 2000 com a proposta de contação de histórias com narrativa oral cênica. Tem como fontes inspiradoras o folclore infantil, teatro de bonecos e os contos populares do Brasil e do mundo.
A secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, disse que é a chance do público participar deste circuito literário que valoriza a leitura e transforma a biblioteca em um espaço vivo de cultura. “O Viagem Literária resgata a tradição das histórias orais, tão importante da nossa cultura popular”, afirmou.
VIAGEM LITERÁRIA
O Viagem Literária é uma iniciativa que, desde 2008, integra as ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e transforma bibliotecas em espaços vivos de descoberta, promovendo conexões, debates e valorização da leitura em diversas comunidades.
Já alcançou mais de 230 municípios paulistas, com 3.600 ações que impactaram mais de 364 mil pessoas. Nesta 17ª edição, o programa levará o universo da literatura brasileira contemporânea a 67 bibliotecas em 66 cidades, celebrando as importantes contribuições da literatura afro-brasileira.
SERVIÇO
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS “UBUNTU - CONTOS AFRICANOS”
Gratuito
Classificação: a partir de 6 anos
Data: 5 de agosto (terça-feira)
Horário: 9h e 14h
Local: Biblioteca Comunitária Maria Hermínia T. Salibe
Endereço: Rua Joaquim Cândido, 1.631, Bairro Hilda Mandarino