Vencedores do Troféu Odette Costa 2023 são premiados no Teatro Castro Alves

Publicado em 01 de Junho de 2023 às 17:20 Vencedores do Troféu Odette Costa 2023 são premiados no Teatro Castro Alves

A solenidade de entrega do prêmio aos vencedores das nove categorias da 20ª edição do Troféu Odette Costa, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Araçatuba, foi realizada na noite de 31 de maio, quarta-feira, no Teatro Municipal Castro Alves. Votação teve o triplo de participação popular.

O evento teve abertura com apresentação de quarteto de músicos da Banda Municipal Bruno Zago e cerimonial apresentado pela dupla de servidores municipais da SMC, Vanessa Manarelli e Otavio Almeida. No palco, saudaram o público a vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, a secretária municipal Tieza Lemos Marques (Cultura), o vereador Wesley Monea (Coletivo Dialogue) e a presidente do Conselho Municipal de Pólíticas Culturais, Alcione Maria dos Santos Costa Gonçalves.

Como tradição do evento anual, foi exibido vídeo em homenagem póstuma a Osvaldinho Berranteiro, ex-condutor de rebanhos bovinos que ficou nacionalmente famoso pelo talento com o instrumento sonoro, tendo viajado por muitas cidades, feiras agropecuárias e festas de rodeio, anunciando Araçatuba como sua terra de origem.

A população de Araçatuba foi a responsável por escolher os ganhadores em nove categorias de produção artísitca e cultural do Troféu Odette Costa. Segundo dados da secretaria (SMC), a votação, que aconteceu por meio de formulário eletrônico, no período de 16 a 23 de maio, bateu recorde em termos de participação. Foram 3.531 votos nesta edição de 2023, correspondentes ao triplo do ano passado.

Este ano, as indicações foram feitas preliminarmente pelos membros das Câmaras Setoriais que integram o Conselho Municipal de Políticas Culturais, que apresentaram, em lista tríplice, o nome dos artistas que, por seus trabalhos, movimentaram a cena cultural local, nas diversas linguagens que concorrem ao prêmio.

O Troféu “Odette Costa”, instituído pela Lei Municipal nº 4905, de 23 de outubro de 1996 é considerado a maior honraria do setor cultural do município. “O objetivo é premiar artistas, produtores e empreendedores do setor cultural que tenham efetivamente se destacado, por uma ou mais realizações, no período de maio de 2022 a abril de 2023. Além disso, é uma grande oportunidade de promover maior integração entre os fazedores de cultural e a população de nosso município”, explicou Tieza (SMC).

A vice-prefeita Edna Flor saudou os premiados, equipe da SMC e músicos da Banda Municipal Bruno Zago. “Uma maravilhosa noite, festejando a cultura, a diversidade, a tolerância e a paz, tudo com muito talento e graça. Parafraseando o conjunto Roupa Nova, só o amor muda o que já se fez; e que, como a paz, a força da cultura junte todos outra vez”.

Vencedores do 20º Troféu “Odette Costa”

Categoria Ações Culturais: Caique Teruel – Corpos (Festival de dança)
Categoria Artes Cênicas: Cia Vem Vento – Mães em obra
Categoria Artes Visuais: Fernanda Russo e Devair Muchiutti – Projeto AraçaPraças