Simulação de incêndio: Shopping Praça Nova mobilizará autoridades na quarta

Publicado em 29 de Novembro de 2023 às 08:25 Simulação de incêndio: Shopping Praça Nova mobilizará autoridades na quarta

O Shopping Praça Nova Araçatuba passará por um simulado de incêndio, no próximo dia 29 (quarta-feira), às 8h. Autoridades serão mobilizadas durante a ação, que terá a duração aproximada de uma hora e meia.

A atividade contará com a participação de 50 brigadistas do centro de compras e profissionais de outros setores, incluindo Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais de Mobilidade Urbana e de Saúde, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar Rodoviária e Medilar. O simulado também contará com figurantes da faculdade NR Educacional.

De acordo com o coordenador de segurança do Shopping Praça Nova, Guilherme Buzon, o treinamento do simulado é baseado nas técnicas de brigada. Ele explica que a ação tem como objetivo a efetividade dos brigadistas ao se depararem com uma ocorrência dentro do shopping e a agilidade no acionamento do Corpo de Bombeiro e do atendimento da ocorrência.

Ainda segundo Buzon, o incêndio que será simulado terá início no cinema, por se tratar de uma operação com grande fluxo de clientes. Os brigadistas serão responsáveis por evacuar o espaço, que terá fumaça, e o bombeiro brigadista acionará todas as autoridades envolvidas.

O secretário de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira, alerta para que a população fique atenta ao trânsito nesse horário. “Durante a simulação, as ambulâncias (cerca de cinco) sairão do shopping e se deslocarão ao Pronto Socorro e à Santa Casa. Por isso, pedimos que as pessoas se atentem ao trânsito para que não haja acidentes”.

Técnicas

Para o superintendente do Shopping Praça Nova, Jessé Nogueira, a simulação é fundamental.

“Dessa maneira, nossos brigadistas têm a oportunidade de aprimorar as técnicas de salvamento em casos de sinistros. O objetivo é que todos os brigadistas do shopping estejam devidamente preparados, para situações de emergência, atendimento de vítimas e ainda simularem os Procedimentos de Prevenção e Combate à Incêndio” aprendidos nos treinamentos constantes, completa Jessé.

Simulado de incêndio no Shopping Praça Nova

Dia 29 de novembro, às 8h

O Shopping Praça Nova Araçatuba fica na rua Carlos Pereira da Silva, 6000, Jardim Guanabara.