Serviços de saúde de Araçatuba se destacam pela realização de testes rápidos

Publicado em 23 de Maio de 2023 às 14:30 Serviços de saúde de Araçatuba se destacam pela realização de testes rápidos

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba premiou três serviços de saúde que mais se destacaram na campanha Importância do Diagnóstico Precoce, com foco na realização dos testes rápidos para HIV e Sífilis. Participaram da campanha todas as Unidades Básicas de Saúde, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), o Pronto Socorro Municipal, os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e o Ceaps (Centro Especializado em Atenção Psicossocial).

A UBS São José, a UBS Águas Claras e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) foram os serviços que mais realizaram testes rápidos no primeiro quadrimestre deste ano. De janeiro a abril de 2023, a UBS Águas Claras realizou 578 testes rápidos, o que representa 7,77% da população de abrangência. Já na UBS São José, 793 testes foram feitos no mesmo período (7,07% da população de abrangência). O CTA alcançou a marca de 1.798 pessoas testadas para HIV e Sífilis.

Esses serviços receberam um certificado de reconhecimento pela Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Assistência Especializada e, no dia 22 de maio, foi feito um coffee break para toda a equipe multidisciplinar dos serviços.

No dia 17 de maio às 13h houve uma palestra, com duração de 4 horas, para atualização dos profissionais capacitados em Testes Rápidos no município de Araçatuba, com devolutiva dos serviços que mais realizaram testes rápidos no 1º quadrimestre de 2023.

Esse trabalho de reconhecimento continuará sendo realizado no final de cada quadrimestre, incentivando cada serviço a permanecer na luta do diagnóstico precoce, oferecendo assim a promoção à saúde à população em geral e à população mais vulnerável.

SOBRE OS TESTES

Os testes rápidos (TR) para HIV e Sífilis são exames de prevenção realizados no início do pré-natal, oferecido à gestante, ao seu companheiro e à população em geral.  Para a realização dos testes, não é necessária infraestrutura laboratorial, oferecendo vantagem devido a simplicidade de execução e resultados imediatos. Para pessoas em situação de risco e vulneráveis, são oferecidos os testes para Hepatites B e C, além dos testes para HIV e Sífilis.

O teste para Sífilis em gestante deve ser realizado no primeiro, no segundo e no terceiro trimestre, evitando com que o bebê nasça com Sífilis Congênita (doença que causa cegueira, problemas ósseos, surdez e deficiência mental).

Os testes rápidos são ferramentas importantes no cenário epidemiológico brasileiro, pois a maior parte dos indivíduos são diagnosticados na fase crônica da doença, quando o tratamento torna-se mais complexo.