Entrega foi realizada no Paço Municipal no começo da tarde desta segunda-feira
A Prefeitura de Araçatuba acaba de integrar mais oito veículos à frota municipal, que vão atender à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). São seis carros Citroën C3, uma van cargo e uma ambulância tipo A.
A entrega foi realizada no Paço Municipal no começo da tarde desta segunda-feira (26).
Cinco dos seis C3 Citroën foram adquiridos por meio de verba obtida pela vereadora Sol do Autismo com a deputada estadual Dani Alonso. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins, três desses veículos serão utilizados para transporte de crianças autistas e dois para transporte de pacientes em atendimento terapêutico em entidades de Araçatuba, como a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates. O sexto C3 também será usado para essa finalidade, em deslocamentos dentro do município.
Completando a lista dos novos veículos, a van cargo será utilizada para transporte de medicamentos e insumos hospitalares e a ambulância tipo A vai realizar viagens, tanto na cidade quanto para outros municípios.
“Por dia, os veículos da Saúde realizam em torno de 130 viagens para outras cidades e de 40 a 60 dentro de Araçatuba. Recebemos uma frota sucateada, alguns carros sem a menor condição de circulação e que tivemos de dar baixa no patrimônio. Os novos veículos são muito valiosos e vão resolver parte de nossos problemas para atendimento da população”, explicou Daniel Martins.
DIGNIDADE
Durante a cerimônia de integração dos novos veículos à frota, o prefeito Lucas Zanatta afirmou que a aquisição dos veículos faz parte dos esforços para melhorar a qualidade dos serviços de saúde à população. “Estamos, aos poucos e com firmeza, acabando com o caos que encontramos na saúde”, enfatizou.
“As duas UBSs em funcionamento 24 horas, a parceria com a Zatti para os serviços da atenção básica, o início da renovação de nossa frota e, em breve, a entrega do novo Pronto-Socorro Municipal são exemplos de que estamos no caminho certo. Vamos trabalhar ainda mais para que a saúde municipal seja referência”, ressaltou.
RENOVAÇÃO DA FROTA
Com a chegada dos oito novos veículos, a frota da Secretaria Municipal de Saúde será de 102 veículos, incluindo o atendimento de pacientes, o Samu e os serviços do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A frota recebida pela atual Administração apresentou muitos problemas. Só da SMS, 14 veículos foram retirados de serviço por falta de condições mínimas de circulação.
O secretário Daniel Martins afirma que, em 2026, a Prefeitura deve renovar a frota. Para isso, vai contar com R$ 1,9 milhão em emendas impositivas de vereadores e mais R$ 2 milhões destinados pelo deputado federal Ricardo Salles.
Além disso, para o início de fevereiro, a secretaria deve receber ainda mais quatro veículos. Serão duas ambulâncias tipo A, uma para viagens de pacientes, e uma ambulância 4x4 para atendimento exclusivo em áreas rurais no município. Também está prevista a chegada de mais um veículo Argo para atendimento local e duas vans de 17 lugares para transporte externo de pacientes.