A Secretaria de Saúde de Araçatuba realizará, na próxima semana, programação especial para marcar o Dia Mundial da Hipertensão, comemorado em 17 de maio. O objetivo é alertar a população para os riscos dessa doença silenciosa e tão perigosa, além de conscientizar quanto aos cuidados para a prevenção.
O tema da campanha é “Meça sua pressão arterial com precisão, controle-a e viva mais”. A hipertensão é uma doença crônica que aponta os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
“O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são a base para evitar eventos relacionados às complicações, como retinopatias (doenças que afetam a retina dos olhos), acidentes vasculares encefálicos e infarto agudo do miocárdio”, disse o médico Luciano Perdigão.
PROGRAMAÇÃO
De 12 e 16 de maio, as equipes multidisciplinares das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizarão a Estação Saúde da Hipertensão, com aferição de pressão arterial e orientações gerais de saúde e autocuidado. Será das 9h às 11h, nos próprios postos de saúde.
As ações serão encerradas no dia 17 de maio, com a Estação de Prevenção à Hipertensão Arterial, que será realizada das 13h às 17h, no shopping Praça Nova. Além da aferição da pressão arterial, profissionais de saúde passarão orientações diversas para o público.
PRESSÃO ALTA
Considerada um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a pressão alta acomete 47.587 araçatubenses, em torno de 24% da população, de acordo com dados cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde. No Brasil, estima-se que 28% dos brasileiros sofram com a doença.
Para adultos com pressão arterial menor e igual a 120/80 mmHg (12 por 8), a orientação é aferir a pressão a cada dois anos. Aqueles que têm pressão maior que 12 por 8 e menor que 14 por 9 devem fazer a aferição anualmente. Quem faz tratamento contra a doença deve seguir a recomendação médica.
HIPERDIA
Todos os postos de saúde ofertam o serviço, com orientações e tratamento por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Existe também nas unidades o Hiperdia, programa que acompanha pacientes com hipertensão e diabéticos, atendendo cerca de 30 usuários por grupo, de acordo com cada UBS.
“A pressão arterial é responsável por uma taxa muito grande de morbimortalidade. Por isso, é fundamental a aferição, pois possibilita identificar e tratar a hipertensão precocemente, prevenindo assim os riscos”, alertou Perdigão.