A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba aplicou 109 doses da vacina contra a gripe no Atende Fácil, nesta quarta-feira (14). A iniciativa buscou ampliar a cobertura vacinal no município.
A vacinação está liberada para toda a população acima de seis meses de idade.
Conforme o Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, a maioria das doses foi aplicada em pessoas com comorbidades, idosos e trabalhadores da saúde. A ação no Atende Fácil foi fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Administração e de Saúde.
A vacina continua sendo aplicada em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Três unidades atendem até 22h: Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2. Aos finais de semana, o serviço também está acessível nas UBSs Morada dos Nobres e Umuarama 2, das 8h às 17h.
ABAIXO DA META
A cobertura vacinal segue abaixo da meta no município. Até segunda-feira (12), 22.362 pessoas haviam sido imunizadas, o que representava apenas 25,53% do público-alvo. A Campanha Nacional de Vacinação teve início no dia 28 de março e o objetivo é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários.
A baixa cobertura preocupa as autoridades de Araçatuba devido ao aumento das doenças respiratórias e casos de hospitalizações. Conforme a Secretaria de Saúde, 62 casos de influenza A (H1N1) e dois de influenza B já foram confirmados, por meio de exames, neste ano.
Duas mortes causadas pelo vírus H1N1 também foram registradas na cidade. O primeiro caso foi de uma mulher de 67 anos, ocorrida em 18 de janeiro. O segundo foi de uma bebê, de apenas oito meses, no último domingo (11). Ambas não haviam sido vacinadas contra a influenza.