Notícias

Saúde reforça proteção de crianças de 1 ano contra quatro cepas da meningite bacteriana

Publicado em 10 de julho de 2025, às 15:37 Saúde reforça proteção de crianças de 1 ano contra quatro cepas da meningite bacteriana

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba está, desde o dia 1º de julho, aplicando a vacina meningocócica ACWY em crianças de 1 ano, como a dose de reforço prevista no Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é a proteção contra quatro cepas da meningite: A, C, W e Y.

 

No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina ACWY era ofertada apenas aos adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal. A ampliação para crianças de 12 meses segue as novas diretrizes do Ministério da Saúde para o enfrentamento da doença.

 

“Antes, a dose de reforço para crianças de 1 ano era a meningocócica C, que protege apenas o sorotipo C. A mudança feita pelo Ministério da Saúde amplia a proteção contra as formas mais graves da bactéria causadora da meningite”, afirmou a diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro.

 

ESQUEMA VACINAL

As vacinas contra a meningite são essenciais para a prevenção da doença. A primeira dose é aplicada aos três meses de vida e a segunda dose aos cinco meses, ambas com a vacina meningocócica C. Já o reforço é feito aos 12 meses, agora, com a vacina ACWY, e posteriormente entre 11 e 14 anos.

 

Priscila esclarece que as crianças que já completaram o esquema vacinal com as duas doses e o reforço não precisam receber a vacina ACWY neste momento. Já aquelas que ainda não foram vacinadas aos 12 meses receberão a dose de reforço com o imunizante ACWY. 

 

Para a diretora do departamento, a inclusão da vacina ACWY na rotina do primeiro ano de vida da criança representa um avanço importante na prevenção da doença. “A meningite é uma doença grave, que pode evoluir rapidamente e causar sequelas permanentes ou até óbito”, alertou Priscila.

 

LOCAIS DE VACINAÇÃO

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Três unidades atendem até 22h: Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2. Aos finais de semana, as salas de vacinas das UBSs Morada dos Nobres e Umuarama 2, ficam abertas das 8h às 17h.

 

Para se vacinar, os pais ou responsáveis devem apresentar a carteirinha de vacinação da criança. Outras vacinas disponíveis no SUS como BCG, Pentavalente e Pneumocócias (10, 13 e 23-valente) também protegem contra formas de meningite e estão incluídas no calendário de vacinação.

 

SOBRE A DOENÇA

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Conforme o Ministério da Saúde, a doença é causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em reações a medicamentos ou processos autoimunes.

 

Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez da nuca, entre outros. A transmissão pode ser por contato direto com gotículas e secreções respiratórias de pessoas infectadas. Já o tratamento varia conforme a causa, e pode incluir o uso de medicamentos.

(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites