Agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba visitaram 3.003 imóveis do município para ações de prevenção e controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, durante a Semana Estadual de Mobilização e Combate à Dengue, realizada de 10 a 14 de novembro.
O objetivo da campanha foi alertar a população sobre o risco de transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus neste período de aumento das chuvas, além de reforçar as orientações sobre os cuidados preventivos necessários para eliminar e reduzir os focos do mosquito.
O trabalho foi executado por 50 agentes de combate a endemias e 10 supervisores. Durante as visitas domiciliares, os profissionais eliminaram recipientes com água parada, aplicaram larvicida e encontraram 101 criadouros com larvas. Ao todo, 72 moradores recusaram a entrada dos agentes.
PREVENÇÃO
Na luta contra a dengue e a chikungunya, é essencial que cada morador adote medidas simples de prevenção dentro de casa. Uma vez por semana, reserve dez minutos para verificar o quintal e o interior da residência, eliminando possíveis criadouros do mosquito.
É fundamental que a população adote medidas como: remoção de recipientes que possam acumular água; limpeza diária do bebedouro dos pets, calhas, lajes e ralos; vedação de reservatórios e caixas d’água, eliminação de água dos vasos de plantas e reforço dos cuidados nas áreas externas dos imóveis.
Desde o início do ano, 10.538 pessoas contraíram a dengue e 10 faleceram por complicações da doença. Outros 22.468 casos foram descartados e 75 estão em investigação, totalizando 33.082 notificações. A cidade também confirmou 155 casos de chikungunya. Não há registro de zika vírus.