A Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, de Araçatuba, se transformará em centro de cultura e formação com a realização do “Alinhavando Redes de Bibliotecas – Corredor Cultural”. O projeto trará para o município uma oficina de arte e dois espetáculos teatrais, tudo gratuito para a população.
O evento será lançado quarta-feira (17), a partir das 19h, em formato on-line, pelo Google Meet (https://meet.google.com/fuy-evyj-udt), com a apresentação do selo “Amigo da Biblioteca” e da agenda cultural, que passará ainda por Lins, Promissão, Cafelândia, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Júlio Mesquita e Sabino.
PROGRAMAÇÃO EM ARAÇATUBA
Três atividades serão realizadas na biblioteca, que fica na Rua Armando Sales de Oliveira, 277, Bairro Bandeiras. A primeira acontecerá no dia 6 de outubro, a partir das 14h. A arte-educadora Ana Rosa Alves vai ministrar uma oficina de arte com materiais recicláveis, sendo aberta para pessoas acima de 6 anos.
No dia 18 de outubro, às 16h, será apresentado o espetáculo “Rosinha e suas histórias”, com Marisa Rosa da Cia. Dramas e Folias. A terceira ação será a peça de teatro infantil “Como tudo começou?”, da Cia. Koi, que será apresentada no dia 5 de novembro, às 8h30.
ABRANGÊNCIA REGIONAL
Serão mais de 40 atividades, todas gratuitas, como espetáculos teatrais, oficinas, encontros com escritores e bate-papos literários passando pelas nove cidades. O grande destaque da programação é a realização de dois cursos de formação voltados para bibliotecários, gestores e agentes culturais.
“O diferencial da iniciativa é a abrangência regional: cada cidade recebe parte da programação, construindo juntas um verdadeiro corredor cultural que fortalece a integração entre municípios vizinhos”, explicou a coordenadora do projeto, Sandra Regina Vieira da Mata.
De acordo com Sandra, além das atividades abertas para a comunidade, o projeto prevê a doação de kits de livros inclusivos (em braile) e jogos educativos, ampliando o acesso e a diversidade do acervo das bibliotecas participantes.
TRAJETÓRIA
O Alinhavando Redes de Bibliotecas nasceu em 2023 como desdobramento do projeto Alinhavando Redes Culturais, que reúne gestores, artistas e agentes culturais da microrregião de Lins para a criação de estratégias conjuntas de fortalecimento de políticas culturais.
No primeiro ano de atuação, o projeto fez levantamento inédito sobre a realidade das bibliotecas da região, identificando desafios e potencialidades. O trabalho rendeu destaque estadual e foi reconhecido como uma das iniciativas inovadoras no 15º Seminário Internacional de Bibliotecas, realizado em 2024.
Segundo a coordenadora, o projeto Alinhavando Redes de Bibliotecas - Corredor Cultural é realizado com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.