O trecho da Avenida Joaquim Pompeu de Toledo entre a Avenida Antônio Pagan e a Rua Tupinambás será liberado para tráfego até o final da segunda semana de dezembro. A previsão é de que toda a via esteja disponível até a primeira semana de março de 2026.
A medida foi tomada depois de uma solicitação feita pelo prefeito Lucas Zanatta à empresa GS Inima Samar, que é responsável pelos serviços. O intuito é atender à demanda dos moradores desta parte da avenida. Em consequência, serão beneficiados moradores do entorno e condutores que usam esta via.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26) em uma entrevista coletiva concedida no local das obras pela Prefeitura de Araçatuba e a concessionária. Segundo o diretor de Engenharia da GS Inima Samar, Eduardo Berrettini, 35% da obra já está concluída. Foram investidos, até o momento, R$ 1,5 milhão. O orçamento total é de R$ 4,5 milhões, que estão sendo pagos pela empresa.
Durante a entrevista, o prefeito Lucas Zanatta falou sobre a decisão de antecipar a liberação de parte da avenida. “Sei que a interdição está criando muito transtorno para a população. Para mim é algo muito ruim. Não é uma obra que eu planejei, não foi uma obra que eu propus, mas é uma obra que tem que ser arrumada”, disse ele, que ressaltou que a empresa Samar tem sido parceira na solução do problema.
INTERCEPTOR DE ESGOTO
A obra, iniciada em julho, consiste na construção de aproximadamente 1.000 metros de um novo interceptor de esgoto de 600 milímetros de diâmetro. Essa nova rede vai substituir a antiga rede de 400 milímetros que passa pelo local e será desativada, posteriormente.
A intervenção ocorreu após dois afundamentos do asfalto. Já foram construídos 346 metros da nova rede coletora.
“Nós tivemos, primeiro, em dezembro, um buraco aberto pela roda de um caminhão; depois, em janeiro, um buraco que abriu sozinho, e tinha mais de um metro de profundidade. Eu me lembro porque eu vim ver, in loco. Então, eu via água drenando. Eu olhava e falava: mas o que está acontecendo aqui? Não estava nem chovendo. É algo muito sério”, disse o prefeito, que ressaltou que, se não fosse feita a obra, poderiam ter acontecido acidentes graves, inclusive colocando vidas em risco.
CRONOGRAMA
Uma das prioridades da GS Inima Samar foi adiantar o cronograma na repavimentação asfáltica do primeiro trecho, entre a Rua Tupinambás e a Travessa Morumbi, para liberar o trânsito aos moradores do local. Desde o início das obras, eles estão estacionando seus veículos em um terreno próximo, locado pela empresa e que conta com vigilância 24 horas.
Até a segunda semana de dezembro, a repavimentação vai chegar também à Avenida Antônio Pagan, permitindo a liberação de uma das transversais da avenida.