A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp), continua intensificando os serviços de roçagem e limpeza de terrenos públicos, canteiros centrais e praças devido ao crescimento rápido de mato nesta época do ano.
As equipes vêm trabalhando diariamente em diversos bairros, tentando atender à demanda o mais rápido possível. Nos últimos dias, a roçagem foi realizada em áreas públicas na Rua Manoel Martins Guerra, no Bairro Água Branca, e no canteiro central da Avenida Kameo Ussui, que dá acesso ao Hot Planet, no Bairro Pinheiros.
CENTRO
Na área central de Araçatuba, foi realizada roçagem e limpeza nas praças João Pessoa e Getúlio Vargas. As equipes também percorreram os canteiros centrais e áreas verdes da Avenida Juscelino Kubitschek, no Bairro Lago Azul.
A roçagem foi realizada ainda em trecho do canteiro central da Avenida Joaquim Pompeu de Toledo, entre a Avenida da Saudade e a Rua Tupinambás, no Bairro Icaray, e em áreas públicas na Rua Fundador Paulino Gatto, entre os bairros São José e Mão Divina.
Outros pontos trabalhados foram a horta comunitária do Bairro Vilella, áreas verdes do Bairro Concórdia, a Praça Ângelo Cella, no Planalto, e a Praça Sakusuke Nó, no Higienópolis.
TAPA-BURACO E ZONA RURAL
Apesar do reforço na roçagem, outros serviços realizados pela Sosp não pararam. A operação tapa-buraco continua percorrendo diversas ruas de Araçatuba.
A manutenção de estradas rurais e pontes de madeira vem sendo realizada constantemente, seguindo cronograma de serviço.
IMÓVEIS PARTICULARES
A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação notificou, no último dia 21, por meio do Diário Oficial do Município, todos os proprietários ou possuidores de terrenos localizados no perímetro urbano a realizarem a limpeza de seus imóveis no prazo de até dez dias.
A notificação pelo Diário Oficial do Município substitui a necessidade de envio de intimação individual. Caso as exigências não sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido, os proprietários estarão sujeitos a aplicação de multa correspondente a 10% do valor venal do imóvel, que poderá ser dobrada após 30 dias se a irregularidade persistir.
A Prefeitura poderá realizar a limpeza do terreno, diretamente ou por meio de empresas terceirizadas, cobrando do responsável tanto a multa quanto o valor das despesas do serviço. O custo da limpeza executada pelo poder público será de R$ 2,55 por metro quadrado do terreno.
Em 2025, fiscais da Secretaria de Planejamento aplicaram 2.332 intimações e 218 multas, número muito superior aos outros anos.