A Prefeitura de Araçatuba publicou nesta terça-feira (16) a impugnação e o aviso de adequação do edital de licitação para a compra do primeiro tomógrafo computadorizado do Pronto-Socorro Municipal. O investimento previsto é de mais de R$ 1 milhão.
A revisão foi necessária porque a descrição do equipamento era muito específica, o que poderia limitar a participação de empresas interessadas. Com as mudanças, o edital será reaberto em nova data, permitindo que mais fornecedores apresentem propostas e garantindo ampla concorrência.
A secretária municipal de Administração, Miriam Gon, destaca que a medida reforça a transparência e a segurança do processo. “A impugnação foi apresentada porque a descrição do produto restringia a participação de potenciais licitantes. Esta revisão vai garantir a legalidade e a ampla concorrência no certame”, afirmou.
O EQUIPAMENTO
O tomógrafo terá capacidade para realizar até 1.200 exames por mês, cerca de 40 por dia. Isso permitirá que casos de urgência sejam atendidos diretamente no Pronto-Socorro, sem necessidade de transferências para a Santa Casa ou clínicas conveniadas.
O aparelho será instalado no futuro Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce, que passa por reforma no prédio do antigo Hospital da Mulher, no Bairro Aviação. A obra é realizada em parceria com o UniSalesiano, responsável por investir R$ 2,7 milhões na revitalização.
Com tecnologia de ponta em diagnóstico por imagem, o equipamento realiza exames detalhados e precisos, funcionando como um ‘raio-x avançado’ capaz de identificar AVCs, traumas, tumores, hemorragias, fraturas internas, embolias, infecções graves e doenças pulmonares.