Publicado em 15 de Maio de 2023 às 18:01 Prefeitura de Araçatuba inicia restauração do painel do artista plástico Silvio Russo no MAAP

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Cultura, deu início ao projeto de restauração do painel do renomado artista plástico Silvio Russo, que ocupa a parede principal da entrada do Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP). A intervenção se fez necessária devido a uma infiltração ocorrida na parede onde a obra de arte está fixada, comprometendo sua integridade e preservação.

Os trabalhos estão sendo conduzidos pela restauradora Rosalina de Freitas Souza Fávero. Com uma vasta experiência no campo da restauração, Fávero está empenhada em devolver ao painel de Silvio Russo sua beleza original e garantir sua longevidade para as gerações futuras.

O investimento total para a restauração do painel é de R$ 80 mil. O painel, que possui dimensões de 6 metros de comprimento por 2 metros de altura, foi pintado diretamente sobre uma parede branca, o que o torna uma peça única e de grande importância para a história artística de Araçatuba.

Criado no ano de 1980, o painel de Silvio Russo é considerado um patrimônio cultural da cidade, sendo tombado e protegido por leis que visam sua salvaguarda. Sua restauração, além de garantir a preservação da obra em si, também contribui para a valorização do acervo do MAAP e para a continuidade da apreciação artística por parte dos visitantes.

O diretor do Departamento de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, José Renato Nunes de Oliveira, destacou a importância desse projeto de restauração. Segundo ele, "o painel de Silvio Russo é uma peça icônica de nossa cidade, representando um período marcante da história da arte local. A restauração não apenas devolve sua integridade física, mas também resgata parte da nossa identidade cultural."

A secretária municipal de Cultura, Tieza Marques, enfatizou a relevância da iniciativa da Prefeitura. "A restauração do painel de Silvio Russo é um marco para a preservação do patrimônio cultural de Araçatuba. Ao investir nesse projeto, estamos reafirmando o compromisso de valorizar e promover a arte em nossa cidade, garantindo que as futuras gerações possam apreciar a riqueza de nossa história artística."

A expectativa é que a restauração do painel de Silvio Russo esteja concluída em um período entre quatro e seis meses, considerando a complexidade e a delicadeza do processo. Após a conclusão, a obra será novamente exposta ao público no MAAP, proporcionando aos visitantes a oportunidade de apreciar sua beleza e significado.