Publicado em 31 de Maio de 2023 às 14:59 Prefeitura de Araçatuba homenageia doadoras recordistas no Banco de Leite Humano

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Banco de Leite Humano, realizou, nesta quarta-feira (31), uma homenagem a duas doadoras que se destacaram na doação de leite. O evento ocorreu no intuito de reconhecer e valorizar a dedicação dessas mulheres em ajudar outras mães e recém-nascidos que dependem desse alimento tão importante para seu desenvolvimento.

A primeira homenageada foi Mariana Valereto Nicoletti, mãe do pequeno Luca Nicoletti Santos, com um ano de idade. Mariana teve uma contribuição notável ao doar um total de 35 litros de leite materno ao longo de 2022. Sua generosidade e comprometimento foram fundamentais para garantir o bem-estar e a saúde de várias crianças beneficiadas pelo Banco de Leite Humano.

A segunda homenageada, Nikelyn Maria Severino Laranjeira, mereceu uma menção especial por sua dedicação e persistência. Ela realizou a doação de leite por um período impressionante, iniciando em 24 de junho de 2021 e finalizando apenas em 31 de março de 2023, totalizando incríveis 646 dias de doação contínua. A contribuição de Nikelyn foi essencial para suprir a demanda do Banco de Leite Humano e auxiliar inúmeras famílias durante esse longo período.

A cerimônia, que aconteceu no Paço Municipal, contou com a presença do presidente do Rotary Alvorada Pairon Roberto Marques de Souza e da diretora do Departamento de Assistência Especializada, Paula Pedruci. A Câmara foi representada pelo vereador Gilberto Batata Mantovani, autor do projeto de lei que instituiu a semana municipal de aleitamento materno, e também pelos vereadores Arnaldinho e Maurício Bem-Estar.

Durante o evento, o vereador Gilberto Batata Mantovani destacou a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável das crianças e parabenizou as doadoras recordistas pelo exemplo de solidariedade e amor ao próximo. Ele ressaltou o compromisso da cidade em incentivar e apoiar a amamentação, promovendo políticas públicas que valorizem esse ato tão fundamental para a saúde infantil.

Jesiela Passarini, coordenadora do Banco de Leite Humano de Araçatuba, também fez uso da palavra e expressou sua gratidão e admiração pelas doadoras homenageadas. Ela, que registrou que o município atingiu a marca de 2.583 litros de leite doados no ano passado, salientou que o trabalho do banco de leite só é possível graças à generosidade dessas mães que se dispõem a ajudar outras crianças, contribuindo para salvar vidas e fortalecer vínculos entre mães e filhos.

A vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, parabenizou as doadoras pelo feito notável e reforçou o compromisso da administração municipal em apoiar o Banco de Leite Humano, fornecendo estrutura adequada, profissionais qualificados e campanhas de conscientização para incentivar mais mulheres a se tornarem doadoras.
Ela também ressaltou a importância da solidariedade e empatia em uma sociedade que busca o bem-estar coletivo.

“Quero ainda lembrar que o ato de doar leite salva centenas de vidas, todos os anos. São crianças que estão na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e que recebem uma chance de viver por meio do leite doado por você”, disse Edna.