Sosp recolhe lixo na Praça Abelardo Geraldo Ferreira da Costa Lobo, no Bairro Castelo Branco, pouco mais de uma semana após deixar o local limpo
O despejo de lixo em áreas irregulares resultou em um grande prejuízo aos cofres públicos de Araçatuba no ano passado. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) estima que a Prefeitura tenha desembolsado cerca de R$ 2,9 milhões para realizar a limpeza.
"São 164 áreas, mapeadas por nossa equipe, que permanecem limpas por apenas uma semana, em média. Em muitos locais, voltam a jogar lixo no dia seguinte. E não adianta colocarmos placas de advertência, porque deixam os detritos embaixo dela", lamenta o secretário Constantino Vourlis.
BAIRROS
Durante o ano passado, foram recolhidas aproximadamente 15 mil toneladas de lixo, entulho e inertes nestas 164 áreas irregulares. A situação é mais crítica nos bairros Porto Real, Águas Claras e Atlântico.
"É uma questão de falta de educação e consciência ambiental. Os moradores que fazem isso não se preocupam se sua ação vai prejudicar os vizinhos, atraindo ratos, escorpiões e baratas, que acabam invadindo as residências próximas. Em muitos casos, deixam recipientes que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue. E mais: esse prejuízo do município acaba sendo repartido por todos os pagadores de impostos", afirma Vourlis.
FLAGRANTE
A constatação da infração depende de registros visuais que identifiquem o responsável, incluindo, por exemplo, fotos com o número das placas ou logomarcas nos veículos. Sendo identificado o "sujão", a multa é de R$ 474,10, conforme o artigo 17 da Lei Municipal 2.373, de 10 de agosto de 1982.
O cidadão que presenciar esse tipo de crime ambiental, pode chamar a Guarda Civil Municipal pelos telefones (18) 3636-1243 ou 199.
ECOPONTOS
Araçatuba possui cinco ecopontos espalhados pela cidade, que funcionam 24 horas por dia e podem receber restos de poda, materiais de construção civil e móveis inservíveis. Todos são monitorados por câmeras.
Nestes locais, cada morador tem o direito de descartar até um metro cúbico (1.000 litros) de resíduos por dia. Acima disso, deve contratar um serviço de caçamba. "É preciso ter consciência de que os ecopontos são feitos para pequenos volumes. E o despejo de lixo orgânico é proibido", destaca Vourlis.
O secretário de Obras lembra ainda que existe coleta seletiva em Araçatuba, que passa semanalmente em toda área urbana. "Portanto, não leve material reciclável para os ecopontos", orienta.
Consulte as datas e horários da coleta seletiva no seu bairro no site oficial da Prefeitura, no link https://aracatuba.sp.gov.br/sustentabilidade#coleta.
Os ecopontos ficam nos seguintes bairros:
- Lago Azul: Rua José Guerra, 631;
- Claudionor Cinti: Rua Bruno Grenge, 231;
- São José: Rafael Manarelli, 170;
- Country: Odorindo Perenha, 2.220, em frente ao antigo Country Clube;
- Fundadores: Avenida dos Fundadores, 4.783 (final da avenida).